| | | 55 31 3568-1401

Projetos

 

 

Novos Projetos

Doe onde a necessidade é maior

Há muito a ser feito quando falamos de transformar comunidades empobrecidas, mas onde, neste momento, a necessidade é maior? Ao doar para este fundo, a Tearfund irá direcionar sua doação para os projetos que mais precisam.

Clique aqui e saiba mais

Projeto Quatro Pernas

O Projeto Quatro Pernas, aliado ao Programa Sertão Sustentável da ACEV Social, possibilitará a autossustentabilidade social, econômica e ambiental das microrregiões do Semiárido Nordestino.

 Conheça mais sobre esse projeto

 

Projeto Biodigestores

O uso doméstico não sustentável da lenha é uma das principais causas do desaparecimento da vegetação. A implantação de biodigestores responde positivamente a esta e muitas outras questões.

 Conheça mais sobre esse projeto

 

 

 

Projeto Doce Sertão

O Projeto Doce Sertão aliado ao Programa Sertão Sustentável da ACEV Social, possibilitará a autosssustentabilidade social, econômica e ambiental das microrregiões do Semiárido Nordestino.

 Conheça mais sobre esse projeto

 

 

Projetos em Andamento

Sertão Sustentável

O Programa de Desenvolvimento Comunitário Rural é implementado pelo parceiro local da Tearfund, a ACEV Social, que é o braço social da Igreja ACEV. Este programa tem como objetivos possibilitar a convivência de comunidades do sertão dos estados da Paraíba e Pernambuco com as do Semiárido e as mudanças climáticas mediante a contribuição para a solução de uma das necessidades mais básicas e um direito fundamental do homem: água para beber; promover o desenvolvimento sustentável por meio da inclusão produtiva do sertanejo, o que leva ao desenvolvimento do potencial de transformação da realidade socioeconômica da região; e combater a desertificação do Semiárido Nordestino em seus diversos aspectos, sob a égide da preservação do bioma e do ecossistema da caatinga do Nordeste brasileiro.

O programa compreende cinco projetos: Projeto Poços, Projeto Plantação, Projeto Quatro Pernas, Projeto Agroflorestal e Projeto Doce Sertão.

Flor do Sertão

Considerando o aumento das diversas formas de violência contra mulher no Brasil, especialmente no Nordeste, e que esta região possui mais da metade de sua população sob a linha demarcatória da pobreza, onde parte dessa população é de mulheres e considerando também a demanda espontânea por parte das várias mulheres vítimas de violência que estavam sendo atendidas pelo Projeto de Alimentação e pelo Projeto de Prevenção às DST/AIDS desde 2009, a ACEV Social, parceira local da Tearfund, tem desenvolvido o projeto de defesa dos direitos e enfrentamento à pobreza das mulheres do sertão paraibano. O Projeto atua na promoção dos direitos, a partir da equidade de gênero, e na autonomia socioeconômica de mulheres, bem como no fomento de redes e grupos locais de atendimento às mulheres e suas famílias vítimas da violência e da drogadição, realizando ações voltadas para: geração de renda e autonomia financeira das mulheres vítimas de violência a partir de grupos coletivos solidários, fortalecimento dos vínculos familiares das vítimas, prevenção ao uso de drogas (mulheres e familiares), promoção da saúde integral da mulher.

Cerca de 60 famílias dos municípios de Patos/PB e Manaíra/PB serão beneficiadas pelo projeto, somando um total anual de aproximadamente 300 pessoas.

Seminário Evangélico de Patos - SEP

O SEP é um seminário interdenominacional que está a serviço de todas as Igrejas Evangélicas da região dentro do seu alcance. Ele funciona em parceria com a ACEV Social e ACEV, parceiros locais da Tearfund.

O Projeto SEP oferece capacitação e formação acadêmica em teologia para pastores e líderes cristãos de diversas denominações diferentes no sertão da Paraíba e estados vizinhos. O projeto desenvolvido pelo SEP tem provido apoio financeiro aos alunos do Seminário Teológico de Patos que não têm condições de arcar com os custos de sua formação, oferecendo oportunidade para esses estudarem em uma escola teológica, recebendo preparo dentro de seu próprio contexto sociocultural em uma perspectiva de missão integral. Assim, o SEP tem contribuído para o fortalecimento da Igreja Evangélica do sertão nordestino, com líderes capacitados atuando em sua própria região.

Instituto Solidare - A Escola de Fé e Política

O Instituto Solidare, braço social da Igreja Batista do Coqueiral em Recife-PE, desenvolve a Escola de Fé e Política com apoio da Tearfund, com o objetivo de criar ferramentas que possibilitem a qualificação da participação evangélica nas questões da coletividade, sejam elas nas zonas urbanas, onde se encontram o maior percentual de Igrejas, ou no campo, onde a presença cristã evangélica está em consolidação. A
Escola de Fé e Política atua na formação de lideranças e instituições de inspiração cristã, com foco no Sertão dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e na periferia da cidade de Recife, em Pernambuco, maximizando o potencial da Igreja Cristã Evangélica, tanto na zona rural como na zona urbana, no sentido de responder às necessidades locais e influir de maneira relevante nos espaços públicos de uma maneira relevante e significativa.

Instituto Betel - Potiguaras

Com uma população de aproximadamente 19 mil indígenas entre habitantes das aldeias e das cidades de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto, os Potiguara se concentram numa área do litoral norte paraibano situada entre os rios Camaratuba e Mamanguape.

Com o crescente número de Igrejas Evangélicas, há forte necessidade que, além da evangelização, as Igrejas desenvolvam ações que promovam a prática da Missão Integral na localidade. Por isso, este projeto promove encontro de obreiros evangélicos que trabalham em aldeias potiguaras, buscando uma perspectiva prática para a vida da Igreja. Anunciando o evangelho com todo o seu carisma e amor.

Esse projeto é desenvolvido pelo Instituto Betel Brasileiro em parceria com a Tearfund. O instituto trabalha há mais de 30 anos na área dos Potiguaras, localizada na Baía da Traição, Paraíba.

SETEBRAE

O SETEBRAE tem como alvo o fortalecimento e expansão da instituição, que tem atendido a necessidade de nossa cidade e região no que diz respeito a uma escola teológica de boa qualidade e com uma visão de preparar obreiros que compreendam e cumpram a Missão Integral da Igreja de Cristo em Campina Grande Paraíba.
O SETEBRAE tem avançado no alcance de sua meta de contribuir com as Igrejas locais no preparo de seus obreiros e líderes, capacitando-os para a realização da missão integral da Igreja.

Água Limpa que Dá Vida aos Curumins

Asas do Socorro, em parceria com a Tearfund, tem atuado no Norte do Brasil respondendo aos desafios locais em comunidades empobrecidas, bem como em situações de emergência.

Em diagnóstico inicial, foram levantadas algumas necessidades imediatas nas 14 comunidades e, dentre elas, a utilização da água em condições de potabilidade e o tratamento de esgoto, consideradas ações essenciais e emergenciais, uma vez que a água representa insumo fundamental à vida.

O Projeto Água Limpa que Dá Vida aos Corumins no Amazonas tem proporcionado à população água potável, diminuindo o alto índice de doenças causadas por contaminação. Uma das formas de atuação do projeto é a implantação de filtros bioativos de areia. O projeto também possui ações de desenvolvimento socioambiental para a garantia do direito fundamental à água e saneamento de famílias em 17 comunidades ribeirinhas na Amazônia, áreas remotas e de difícil acesso, promovidas no gozo de sua cidadania.

Articulação de igrejas para a missão integral e a incidência público-política

A Diaconia, em parceria com a Tearfund, promove, através desse projeto, o apoio a Igrejas Evangélicas. Essas assumem a Missão Integral, com ações de efetiva incidência público-política, de promoção e defesa de direitos da mulher, direito humano à alimentação adequada e saudável e à água. As principais estratégias são: mobilizar, motivar e capacitar lideranças de Igrejas Evangélicas, aumentando o envolvimento destas na garantia de direitos de populações excluídas em quatro territórios de atuação da Diaconia.

Três dimensões do trabalho de Diaconia são abordadas neste programa: a promoção da Missão Integral, a garantia e defesa dos direitos das mulheres e o direito humano à alimentação adequada e saudável (DHAAS) e à água. A experiência de trabalho adquirida nestes 46 anos de existência com Igrejas, lideranças comunitárias e grupos organizados da sociedade civil tem contribuído para que este projeto envolva estes parceiros, presentes nos quatro territórios de atuação, naturalmente.

Bola na Rede

A Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo promoveu, durante a Copa do Mundo (World Cup), atividades de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, sensibilizando e mobilizando a sociedade civil, fortalecendo uma cultura de prevenção e proteção de direitos e estimulando a participação e o protagonismo infanto-juvenil.

Nas 12 capitais onde houve jogos da Copa 2014, foram realizadas atividades lúdicas, evangelísiticas e informativas. A campanha é a coordenada pela Renas e conta com o apoio das organizações e redes filiadas, além de outras organizações dos diferentes setores da sociedade.

Ame a Verdade – Evangélicos contra a Corrupção

O objetivo do projeto Governança & Transparência Pública Preveção e Combate à Corrupção é o fortalecimento de grupos e liderança regional da ABUB em 15 cidades de sete estados da região Norte do Brasil, com o propósito de mobilizar as Igrejas, grupos de ABU e organizações evangélicas para o enfrentamento da injustiça social, através de campanhas temáticas em torno dos temas do meio ambiente, governança e corrupção e acesso à terra, e assim fortalecer o testemunho cristão na universidade e na sociedade.

Rede Evangélica Nacional de Ação Social – Renas

Renas é formada por 48 parceiros institucionais (34 organizações e 14 redes), e em parceria com a Tearfund é uma rede de relacionamentos engajados em encorajar e capacitar organizações, Igrejas e pessoas a promoverem a verdadeira transformação integral, contribuindo para a diminuição da pobreza e da injustiça de parcelas significativas da população brasileira, a partir de uma perspectiva evangélica.
Por meio da divulgação de boas práticas, reflexões bíblicas, de experiências históricas e identificação das iniciativas, a rede encoraja e capacita organizações, Igrejas e pessoas a não se intimidarem com as estatísticas e a promoverem a verdadeira transformação integral. Tendo como meta contribuir para a diminuição da pobreza e da injustiça de parcelas significativas da população brasileira, a partir de uma perspectiva evangélica.

Missão Estudantil e Mobilização da Igreja na Região Norte

Mobilização de Igrejas, grupos e organizações para enfrentar a injustiça social, fortalecendo o testemunho cristão nas universidade e sociedade.

O projeto Missão Estudantil e Mobilização da Igreja na Região Norte busca, em parceria com a Tearfund, fortalecer grupos e liderança regional da ABUB em 15 cidades de sete estados da região Norte do Brasil, com o propósito de mobilizar as Igrejas, grupos de ABU e organizações evangélicas para o enfrentamento da injustiça social, através de campanhas temáticas em torno dos temas do meio ambiente, governança e corrupção e acesso à terra, e assim fortalecer o testemunho cristão na universidade e na sociedade.

A Escolinha Joga 10

O esporte é uma das portas para socialização e educação, além de ser uma paixão nacional. Por essa razão, este projeto, por meio do futebol, tem atuado em comunidades empobrecidas da região de Iguaraci, Pernambuco. O projeto nasceu no coração de Deus e, em 2011, a Igreja local viu a necessidade de realizar ações minimizadoras do índice de crianças envolvidas com alcoolismo e prostituição infantil. A proposta se ampliou e duas Igrejas locais se integraram ao processo, se dedicando a ação com jovens de idade até 20 anos.

Projeto Casa da Vida

A pobreza tem a capacidade de gerar nas comunidades um pensamento e sentimento de inferioridade. Muitas vezes, pessoas que estão em situação de pobreza não se veem capazes de transformar suas realidades, dando a origem ao pensamento que a sua história nunca poderá ser transformada positivamente. A Casa da Vida surgiu como uma resposta de Deus para essas pessoas. Há sim maneiras de se construir um futuro melhor.

Rede FALE

O Projeto Fale é uma rede de promoção e defesa de direitos, formada por estudantes e jovens evangélicos, que realiza campanhas em temas relacionados à justiça no Brasil e no mundo, com especial atenção para os aspectos econômicos e seus efeitos na desigualdade e na ampliação da pobreza. Para os próximos anos, foram destacadas a mobilização, comunicação e formação como eixos prioritários. A Rede realiza atividades em âmbito nacional, regional e local, contemplando diversos métodos de defesa de direitos – trabalho em rede, conscientização, mobilização, lobby, e mídia – com atividades nas cinco macrorregiões do país.

 

 

Histórico dos projetos

Projeto Joga 10

A Escolinha Joga 10 tem oferece a oportunidade para que as crianças e adolescentes inseridos no projeto sejam autores de suas próprias histórias construindo um futuro melhor. Atualmente, já temos visto os resultados positivos na vida deles: melhor interatividade com suas comunidades, comprometimento com suas responsabilidades, e estreitamento dos laços familiares. Contudo a maior diferença é a oportunidade de conhecer e desfrutar do amor de Deus através da vida de todos que executam esses projetos.

Tive Sede e Me Destes de Beber

Este projeto surge como resposta a uma das maiores secas dos últimos 50 anos no Semiárido Nordestino. A falta de água é o principal problema enfrentado, provocando a morte dos animais e das pessoas. A dificuldade em acessar água é enorme, as poucas tecnologias hídricas não conseguem suprir o déficit na região. A maioria das pessoas precisa se deslocar por longas distâncias para conseguir água, nem sempre de boa qualidade.

Esses problemas devem se agravar nos próximos anos com as mudanças climáticas globais. Uma saída urgente para adaptação e mitigação desses impactos na qual este projeto tem atuado é a instalação de poços tubulares, que dialogam com a produção agroecológica que atendam cerca de 25% das famílias do projeto e forneçam água para comunidades pobres de três municípios do Sertão do Pajeú/Pernambuco, visando a comercialização dos produtos ao final do projeto. ( Rever redação)

Lifewords - Projeto Calçada

O Projeto Calçada, em parceria com a Tearfund, tem ajudado crianças, adolescentes e jovens a experimentarem a cura para seus traumas emocionais. Através de imagens e leituras interativas das histórias bíblicas, o aconselhamento com o recurso do Projeto Calçada também contribui para uma melhora no desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes, que são estimulados a realizarem uma reflexão e interpretação do texto bíblico, ao seu contexto e realidade.
O projeto equipa as organizações com o kit Imagine Quem Sou Eu (IQSE). Este tem sido usado com crianças com problemas em casa ou em risco social. A partir de avaliações externas sobre a metodologia, verifica-se que o IQSE tem maior aplicabilidade do que ele foi originalmente intencionado, e é mais eficaz que outros métodos.
O resultado mais importante que esse projeto tem alcançado é que crianças, adolescentes e jovens começam a desenvolver um relacionamento com Jesus, bem como, o efeito multiplicador da mudança na vida das pessoas que os rodeiam.

Ultimato - Paralelo 10

Paralelo 10 é um projeto que tem fortalecido, por meio de literatura e capacitação, líderes cristãos do Norte e Nordeste para a prática da Missão Integral. Além disso, visa colocar em evidência trabalhos já realizados nessas regiões, para que as Igrejas do Norte e Nordeste do país sejam mais conhecidas, reconhecidas e tenham oportunidade de interação e aprendizado entre as regiões.

Projeto Semiá

A Diaconia, em parceria com a Tearfund e a Comunidade Econômica Europeia, tem combatido a problemática de geração no Semiárido Brasileiro a partir do acesso aos mercados de trabalho e econômicos.

O projeto se propõe efetivamente em apoiar a organização de grupos de mulheres e jovens para a inserção no mercado a partir da produção realizada nos sistemas agroecológicos. Essa inserção priorizará os espaços das Feiras Agroecológicas, o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, e o Comércio Justo e Solidário. O projeto tem desenvolvido processos de interlocução entre organizações da sociedade civil e do Poder Público para incidência nas políticas públicas.

ACEV – Plano de Emergência à Seca

De forma emergencial, esta proposta tem o intuito de assegurar a alimentação, nutrição e a saúde de 90 famílias residentes na comunidade quilombola do Fonseca e das comunidades rurais de Caroá e Umburana, na cidade de Manaíra-PB, estando esse município juntamente com mais 200 cidades em situação de emergência na Paraíba, em razão da maior seca existente no período de 30 anos na região do Nordeste brasileiro. A proposta pretende dar socorro imediato às famílias que estão sem alimentos e sem assistência em saúde, como também investir em ações estruturantes para que essas famílias possam enfrentar os períodos de longa estiagem, cíclicos e previsíveis, sem passar fome ou sede.