Falece René Padilla, pai da missão integral e ex-presidente da Tearfund

O teólogo René Padilla, amplamente conhecido como pai da missão integral e ex-presidente internacional da Tearfund, agência cristã de desenvolvimento, faleceu aos 88 anos.

René Padilla, que nasceu no Equador, foi presidente internacional da Tearfund do Reino Unido e da Irlanda (como costumava ser conhecida) entre 1998 e 2010. Sua família, que se mudou para a Colômbia quando ele era muito jovem, era cristã evangélica e plantadora de igrejas em um país fortemente católico. Isso gerou conflitos, servindo como uma espécie de batismo de fogo para o jovem René, que cresceu com uma compreensão pessoal do conceito de sofrimento pela sua fé.

No período em que serviu como presidente, René conduziu a Tearfund a substituir o conceito de “desenvolvimento cristão” por um mais ligado à teologia latino-americana: “missão integral”. René Padilla vinha ensinando sobre o conceito de missão integral em seu continente natal desde os anos 1970. Ele introduziu o marco teológico que fundamenta o conceito por meio de livros, conferências e ações. Isso ajudou a Tearfund a encontrar um terreno fértil no que diz respeito a colocar a teoria em prática por meio do seu trabalho programático nos países latino-americanos e ao redor do mundo.

A missão integral, tal como foi concebida por René Padilla, incentiva os cristãos a demonstrar que sua fé e seu estilo de vida estão totalmente interligados. Jesus incentivou todos os cristãos – não apenas alguns profissionais – a trabalhar no sentido de levar a justiça de Deus a todas as esferas da vida, para redimir e restaurar seu reino. A teologia de missão adotada pela Tearfund deve muito ao trabalho pioneiro de René Padilla.

Nigel Harris, diretor-geral da Tearfund, disse que “A Tearfund agradece profundamente a René Padilla por ajudá-la a compreender a sua posição nos espaços ocupados pelas abordagens seculares e confessionais ao trabalho de desenvolvimento. Seu legado, como tantas vezes acontece com aqueles cujo pensamento é inovador, é que suas ideias agora não só são amplamente aceitas, mas parecem fazer parte da corrente principal”.

Ruth Valerio, que lidera o trabalho da Tearfund nas áreas de advocacy (defesa e promoção de direitos) e influência ao redor do mundo, acrescentou: “O trabalho de René Padilla teve um profundo impacto no sentido de estimular e até mesmo galvanizar muitos cristãos a trabalhar de forma prática no enfrentamento da injustiça. Sua maneira de pensar e suas ações nos ajudaram a entender que a missão é mais do que a proclamação do evangelho e a prática da ação social. Ela não reúne apenas dois tipos de atividade missionais. Em vez disso, René nos ajudou a ver que participamos da missão de Deus de redimir e restaurar o mundo, buscando o reino e a sua justiça em todas as esferas da vida”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *