| | | 55 31 3568-1401

Viva com Justiça!

Precisamos fazer justiça ao “ato de fazer justiça”.

O livreto Viva com Justiça foi publicado pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2014. O recurso foi amplamente usado por centenas de grupos e inspirou milhares de pessoas a viverem de uma forma diferente – com justiça. O Desafio Miquéias EUA fez uma parceria com a Tearfund para trazer esta nova e empolgante versão global do Viva com Justiça. Nós reconfiguramos o conteúdo para um público global e ouvimos a voz do Espírito Santo em nossa busca por discernir o trabalho sagrado de mobilização da igreja para o reino de Deus. Também acrescentamos novos conteúdos de autores de diferentes partes do mundo, incluindo a Índia, a Bolívia, o Brasil e o Níger.

A Tearfund tem trabalhado com comunidades pobres ao redor do mundo há cinquenta anos. Trabalhamos através das igrejas locais porque elas representam o corpo de Jesus na Terra e estão prontas para cuidar das pessoas e das suas comunidades como um todo, em seus diversos aspectos. A Tearfund faz parte de um esforço global dedicado a tirar as pessoas da pobreza, e nesse esforço temos alcançado muito sucesso. Porém, a Tearfund tem observado que os danos ambientais da atualidade, a desigualdade desenfreada e os sistemas econômicos injustos ameaçam levar muitas pessoas de volta à pobreza. Cremos que as comunidades pobres precisam que a economia mundial aproxime-se mais dos princípios bíblicos do Jubileu: restauração ambiental, alívio da pobreza e distribuição justa da riqueza. Chamamos esta visão de “Economia Restaurativa” e estamos construindo um movimento formado por cristãos que oram, vivem de forma justa, doam e manifestam-se para torná-la uma realidade.

O Desafio Miquéias EUA trabalha há mais de uma década com a mobilização de cristãos para que eles busquem a justiça e defendam direitos e, dessa forma, a pobreza extrema seja eliminada. Aprendemos, ao longo destes anos que “fazer justiça” é algo muito maior do que simplesmente participar de uma campanha, assinar uma petição ou contribuir financeiramente. As escrituras que usamos para incentivar os nossos apoiadores a agirem também nos exortam a fazer muito mais do que assinar uma petição ou participar de um dia de oração.

Somos chamados para não simplesmente fazermos justiça, mas também vivermos de forma justa. Queremos fazer justiça ao conceito de “fazer justiça”, ressaltando a natureza profunda e sagrada deste chamado.

Professores, pastores e líderes entusiasmados frequentemente fazem referência à justiça, convidando-nos a participar em NOVAS ações. Por exemplo, um pastor pode pregar sobre justiça para incentivar os membros da igreja a serem voluntários ou fazerem doações para um projeto ou uma organização beneficente. A justiça é frequentemente focada em fazer algo novo. No entanto, o que acontece com as ações que eu e você tomamos todos os dias?

Na Bíblia, vemos que a justiça nem sempre se refere a fazer algo novo, mas sim a alinhar o que já estamos fazendo com os valores do Reino. Acordamos todos os dias e tomamos mais ou menos cinquenta decisões. Decidimos quais roupas vamos usar, o que vamos comer, como chegar ao trabalho ou à escola, como tratar os nossos amigos, a nossa família e as pessoas que não conhecemos, sobre o que orar, onde investir o nosso dinheiro, e assim por diante. A justiça não é uma ação que fazemos apenas uma vez por ano; é um estilo de vida. A nossa oração é que as nossas ações diárias sejam saturadas com justiça – não a nossa definição de justiça, mas a definição de Deus, tal como nos é relevada na Bíblia.

As escrituras e o mover do Espírito Santo nos tocaram profundamente aqui no Desafio Miquéias e na Tearfund. O chamado para buscar a justiça tem permeado as nossas escolhas de vida diárias, levando-nos a não simplesmente buscarmos a justiça, mas também a vivermos de uma forma justa. Talvez você também esteja sendo chamado(a) para viver de uma forma justa. Não estamos sozinhos ao recebermos este chamado. Inúmeras igrejas, grupos de jovens, pequenos grupos, famílias e indivíduos nos perguntam: “Qual é o próximo passo?”

É aqui que o Viva com Justiça entra em cena.

Princípios 

O Viva com Justiça é uma série detalhada de estudos bíblicos e práticos destinada a ajudar as pessoas a viverem de forma justa em seis áreas importantes da vida: defesa de direitos, oração, consumo, generosidade, relacionamentos e cuidado da criação. O livreto foi escrito de acordo com os seguintes princípios:

  •  A justiça faz parte do caráter e da natureza de Deus e para vivermos de uma forma justa  devemos ter um encontro com Deus, de uma forma pessoal e poderosa.
  •  O Espírito Santo orienta as nossas vidas.
  •  As pessoas são transformadas através dos relacionamentos e não através do uso de estatísticas e, por isso, o Viva com Justiça foi concebido para criar uma cultura e uma comunidade entre os participantes que possibilitem oportunidades para se ter discussões sinceras e exortativas sobre justiça.
  •  Não reduziremos a justiça à uma atividade; a justiça é um estilo de vida.
  • Não sacrificaremos a dignidade das pessoas que vivem oprimidas e na pobreza para incentivar os outros a agirem.

 Concentramo-nos especialmente no papel da defesa de direitos, que representa ações históricas da igreja, mas que tornou-se menos comum nos últimos anos. O solo está fértil para um reavivamento de ações que tenham o potencial de serem extraordinariamente transformadoras. Definimos a defesa de direitos da seguinte maneira: ato de influenciar as decisões, as políticas e as práticas de decisores poderosos, a fim de lidar com as causas fundamentais da pobreza, trazer justiça e apoiar o trabalho de desenvolvimento. Reconhecemos que não podemos pedir para que os nossos líderes façam coisas que nós mesmos não estamos dispostos a fazer. Com isto em mente, o Viva com Justiça tem um enfoque interno e externo.

Baixe de graça o PDF do recurso Viva com Justiça

Leave a Reply