| | | 55 31 3568-1401

Vida nova e empoderamento profissional no Egito

Postado no dia 10.02.15 no blog da Tearfund por Zoe Burden.

Vida nova e empoderamento profissional no Egito

Zoe trabalha na equipe da Tearfund Eurásia, América Latina e Caribe. Ela visitou recentemente uma organização parceira da Tearfund no Egito e foi inspirada por sua capacidade de ajudar as pessoas a saírem da pobreza provendo latrinas, água potável, cuidados de saúde, empréstimos a pequenas empresas e promovendo formação profissional.

O jovem casal egípcio Aziza e Darius * aparentava formar uma família perfeita, não somente são bem casados como são também pais de um lindo e saudável menino de 6 anos de idade. Todavia, eles estão agora prestes a se tornarem parceiros em um nível totalmente novo.

Nos primeiros anos de seu casamento Darius sustentou a família trabalhando como ladrilhador. Em seguida veio o desastre: ele desenvolveu reumatismo nos joelhos, o que significa que ele não podia mais se ajoelhar no chão para assentar telhas.

Dario ficou preso em casa por dois meses sem trabalho. “Foi muito prejudicial para a nossa renda familiar”, diz Aziza. Eles nunca foram ricos e tinham pouco dinheiro guardado para emergências como estas.

Até que um dia um amigo falou a Darius acerca de um centro de formação profissional dirigido por uma organização parceira da Tearfund, localizado perto do Cairo. O centro oferece cursos práticos para pessoas que lutam com a pobreza e o desemprego, permitindo-lhes ter uma vida saudável. Os formandos podem optar por estudar corte de cabelo, encanamento, assentamento de telhas, preparação de alimentos ou manutenção de telefonia móvel.

Quando eu cheguei aqui era como se o céu tivesse aberto para mim

Darius e Aziza foram aceitos para o programa de treinamento do centro. Ela estudou corte de cabelo feminino enquanto ele treinou como barbeiro – ele percebeu que o reumatismo não incomoda tanto quando ele pode trabalhar em pé. Quando terminarem o curso eles planejam montar um salão de beleza juntos em casa.

O casal não encontra palavras suficientes para elogiar o centro de treinamento e sua equipe. “Quando eu cheguei aqui era como se o céu tivesse aberto para mim”, diz Dario. Aziza concorda: “Obrigado por darem as pessoas daqui a oportunidade de terem um futuro melhor”.

Leave a Reply