| | | 55 31 3568-1401

Uma criança morre a cada 10 minutos do Iêmen

Uma criança morre a cada 10 minutos do Iêmen

Uma criança morre a cada 10 minutos no Iêmen em consequência de diarreias, desnutrição e infecção das vias respiratórias, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A entidade estima que quase 2,2 milhões de menores de idade sofrem de desnutrição aguda e precisam de tratamento médico urgente.

“A desnutrição no Iêmen alcançou um nível recorde, que continua aumentando. O estado de saúde das crianças nunca foi tão catastrófico como agora”, afirmou Meritxell Relano, representante do Unicef no país, o mais pobre da península arábica, com 26 milhões de habitantes.

Ao menos 462 mil crianças sofrem de “desnutrição aguda severa”, o que representa um aumento de 200% na comparação com 2014, informa um comunicado do Unicef.  A guerra civil entre rebeldes huthis, apoiados pelo Irã, e as forças governamentais, respaldadas pela Arábia Saudita, agravou a situação humanitária no Iêmen em 2015. Os grandes prejudicados são os menores de idade.

A província de Saada, reduto huthi na região norte do Iêmen, tem o índice de atraso de crescimento na infância mais elevado do mundo. Oito em cada 10 crianças sofrem desnutrição crônica nesta região do Iêmen, afirma o Unicef. (fonte: G1)

Nosso trabalho no Iêmen

Para as crianças no Iêmen, a guerra atual significa que eles são incapazes de brincar em segurança e ir à escola. As pessoas comuns foram desproporcionalmente afetadas pelo conflito, e em todo o Iêmen a grande maioria das crianças e adultos não têm água potável para beber, comer ou um lugar seguro para viver.

O Iêmen é a pior crise humanitária do mundo hoje. Mais de 18 milhões de pessoas necessitam desesperadamente de apoio humanitário. A maioria das pessoas não sabe o que está acontecendo no Iêmen, o que significa que a consciência da necessidade humanitária é baixa. Como resultado, não somos capazes de fornecer ajuda a tantas pessoas quanto gostaríamos.

A Tearfund está trabalhando para fornecer itens de higiene e saneamento às pessoas afetadas pelo conflito, dar-lhes dignidade em meio à crise e ajudar a impedir a propagação da doença. Por favor, doe para o nosso trabalho para apoiar aqueles que precisam.

Nossa oração

Pai Celestial,
Oramos pelo povo do Iêmen. Pedimos que tu estejas com eles, para confortá-los. Que eles conheçam a tua presença, Senhor. Oramos pelos que estão com fome, doentes e enlutados. Dê-lhes a sua paz e força hoje.Senhor, por favor proteja e fortaleça os parceiros da Tearfund no Iêmen, que vêm seguindo sua liderança e ajudando aqueles que mais precisam. Que eles irradiem seu amor e sua esperança até mesmo nas situações mais escuras e desesperadas. Em nome de Jesus oramos.

Leia também:

Iêmen – Uma tragédia invisível

Leave a Reply