| | | 55 31 3568-1401

Um sorriso vale mais que mil palavras

Por Roza Camargo de Bravo Postado em 15.12.14 no Blog da Tearfund.

Um sorriso vale mais que mil palavras

Nos últimos quatro meses, o parceiro da Tearfund Red Viva tem ajudado a Comunidade Indígenas Wayuu a lidar com a seca devastadora que tem ocorrido no nordeste da Colômbia.

Após quatro meses, as coisas ainda não mudaram completamente, ainda há uma seca extrema na região. Contudo, o que mudou dramaticamente foram os sorrisos estampados nos rostos das crianças.

wayuu

 

A primeira vez que visitamos o local, nós vimos crianças com olhares entristecidos e com baixos níveis de nutrição. Agora, porém, eles sorriem e estão se divertindo novamente.De acordo com Laura Epieyu, coordenadora do projeto com os Wayuu, os mais afetados pela fome foram as crianças de cinco a doze anos. Essas crianças tinham os mais altos níveis de nutrição no início do projeto.

A primeira vez que visitamos o local, nós vimos crianças com olhares entristecidos e com baixos níveis de nutrição. Agora, porém, eles sorriem e estão se divertindo novamente.

Antes, eles andavam vários quilômetros todos os dias de suas pequeniníssimas casas até a escola, tendo ingerido apenas um copo de café. Eles iriam voltar a comer apenas alguns grãos de arroz no período da tarde. Alguns deles tinham parado de frequentar aulas devido à falta de água.

Todos os dias, através de nosso parceiro, temos oferecido à essas crianças bebida láctea e um suplemento alimentar enriquecido com proteínas e calorias extras, ajudando-os assim a recuperar a sua força. Agora eles têm a energia para jogar futebol, o esporte favorito das crianças colombianas.

Um desafio à diversão dessas crianças é que devido à seca as bolas são perfuradas por espinhos e rachadas devido à secura da terra. O parceiro Red Viva foi em busca de distribuir novas bolas para essas crianças como presente de Natal.

Graças à ajuda dada à tribo, o líder convidou Laura para compartilhar o evangelho com as crianças e as mulheres. Em nosso bate papo com as crianças percebemos que elas não conhecem o real sentido do Natal, Jesus, e a salvação que vem por meio de Dele.

Nos dias 15 e 16 de dezembro, um grupo de jovens cristãos visitaram a tribo. Eles compartilharam a real história do Natal através de ilustrações, mímica e músicas. Somos gratos a Deus pois Ele nos deu a oportunidade de levar a Sua salvação à tribo Wayuu.

Durante o mês de Janeiro, 640 crianças e mais de 400 adultos continuarão a receber suporte nutricional.

Convidamos você a orar por chuva na região da Tribo Wayuu. Você pode clamar agora ao Pai por este povo?

Leave a Reply