| | | 55 31 3568-1401

Sobreviventes do Boko Haram na Nigéria contam com apoio da Tearfund

Sobreviventes do Boko Haram na Nigéria contam com apoio da Tearfund

O fato de ser um homem velho não salvou Tekwa de ser espancado pelos terroristas do Boko Haram.O viúvo foi frequentemente açoitado pelos insurgentes nigerianos que invadiram Madagali, sua cidade natal. Enquanto outros habitantes fugiram quando souberam dos avanços do Boko Haram em sua cidade, Tekwa não podia. Então, durante nove meses, ele viveu sob a ocupação da organização terrorista mais mortífera do mundo.

Eles roubaram sua comida e o expulsaram para fora de casa: “Eles transformaram minha casa em sua despensa e me açoitaram sempre que sentiram vontade “, recorda o senhor de 84 anos. Tekwa está entre os muitos milhares de pessoas que sofreram nas mãos de Boko Haram e que hoje recebem o apoio da Tearfund por meio de suprimentos de alimentos, serviços básicos e aconselhamento.

“Eu estou velho e poderia ter sido morto, mas Deus escolheu me manter vivo e eu sou grato a ele”, celebra Tekwa.

O jovem Calebe está na outra extremidade do espectro de Tekwa na idade, mas também passa por grande necessidade.Um ataque de Boko Haram em sua comunidade levou o menino, que foi separado de sua família, a fugir para o mato.

Durante meses ele contou com a bondade dos outros para sobreviver e teve de se mover continuamente para escapar das mãos dos insurgentes do Boko Haram. Eventualmente, ele encontrou uma tia que está cuidando dele, mas os esforços para reuni-lo com seus pais ainda não tiveram sucesso. “Eu espero encontrar meus pais e irmãos quando as coisas estiverem calmas “, disse Caleb. “Eu realmente quero voltar para casa.”, acrescentou.

Face aos acontecimentos traumáticos vividos por Caleb, agentes comunitários treinados por um dos parceiros da Tearfund nigerianos estão fornecendo aconselhamento e apoio para ele e muitos outros. Além de ajuda psicossocial, Tearfund também está fornecendo latrinas e saneamento para minimizar a transmissão de doenças entre as comunidades que agora estão lotadas de pessoas que fugiram Boko Haram.

Também estão sendo escavados poços para fornecer água limpa às famílias. Moradores se organizam para assumir a sua reparação e manutenção, enquanto agentes comunitários estão sendo treinados para promover melhores padrões de higiene. Até este momento, Tearfund já ajudou mais de 15.000 nigerianos somente neste ano.

Mas as consequências humanitárias da violência Boko Haram na Nigéria estão descritas pela ONU como a crise mais crescente na África. Por isso, precisamos urgentemente do seu apoio para o nosso trabalho.Por favor, orem pelos nigerianos que perderam familiares, casas, pertences e que agora estão sob forte estresse e trauma.

E se puder, por favor, faça uma doação hoje.

Leave a Reply