| | | 55 31 3568-1401

Sobrevivendo com um saco de sementes

Como Adda e sua família têm sobrevivido com um saco de sementes?

Adda tem 42 anos e vive no Chade com seus seis filhos. Antes da seca devastadora, Adda e sua família dispunham de até 15 sacas de sementes para viver. Agora, milagrosamente, eles sobrevivem com apenas um saco (100 kg) durante o ano inteiro. A falta de chuva e o calor excessivo tem queimado colheitas e dificultado a agricultura. Como resultado, mais e mais famílias vêm sofrendo com a falta de alimentos. Junto com a triste realidade da fome, a seca roubou muitas coisas dessas pessoas como sua saúde, bem-estar e renda, além da esperança em um futuro melhor.

“Normalmente, a única coisa que sabemos fazer é cuidar da terra. Se isso falhar tecemos esteiras de junco. Demora de dois a três dias para tecer um tapete e a renda que obtemos por meio deste trabalho fornece apenas duas refeições. Agora, por causa da escassez de alimentos só damos comida para nossas crianças pela manhã, e, mesmo sabendo que elas sentem muita fome, só podemos alimentá-los uma segunda vez à noite. Elas choram o tempo todo por causa da fome e nós não podemos fazer nada”, lamenta Adda.

Mas, felizmente, há algum alívio:  uma organização parceira da Tearfund no Chade chamada Projet Evangélique de Développement Communautaire (PEDC) tem fornecido alimentos e ajuda para aqueles que vêm enfrentando grande necessidade. “Um dos maiores apoios que eles nos deram foi comida. Por meio do suporte que eles nos fornecem nós não precisamos trabalhar para outras pessoas, então podemos nos concentrar em nossas próprias fazendas “, relata Adda. “A ajuda da PEDC nos sustentou e esta é a única ajuda que temos agora. O que recebemos pode nos alimentar até final de Setembro. Mas o que vamos fazer depois disto?”, indaga Adda.

Por favor, ore

  • Uma nova colheita se aproxima. Por favor, interceda por Adda, sua família, e outros como eles. Ore por chuvas e pelo fim da seca, para que as culturas possam ser colhidas mais uma vez;
  • Interceda pela PEDC e por outras organizações humanitárias que lidam com desafios enormes como a seca e a fome;
  • Peça a Deus por mais recursos para fornecer comida e água aos mais necessitados e para abençoar os nossos parceiros locais, equipando-os com as habilidades e determinação de que precisam para responder à crise em curso.

PONTOS DE ORAÇÃO DE OUTRAS PARTES DO MUNDO

Item # 1
Ore sobre o Processo de Paz na Birmânia, e interceda pela Tearfund à medida em que continuamos o nosso trabalho pela construção da paz.

Item # 2
Ore pelo Afeganistão, onde as tensões são elevadas e o número de incidentes violentos tem aumentado nas últimas semanas. Ore para que a paz seja restaurada.

Item # 3
Ore pelo fim do surto de cólera na República Centro-Africana. Por favor, intercedam ainda pelo trabalho da Tearfund na distribuição de pastilhas de cloro e promoção da higiene.

Leave a Reply