| | | 55 31 3568-1401

Seminário Igreja e Sistema Prisional promoverá debate sobre importância da assistência religiosa nos presídios

Seminário Igreja e Sistema Prisional promoverá debate sobre importância da assistência religiosa nos presídios

 “Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles”. (Hebreus 13:3)
Com o intuito de sensibilizar a comunidade evangélica quanto à necessidade de uma  assistência religiosa nos presídios que seja relevante e prime pela qualidade, além de capacitar e proporcionar a troca de experiências entre pessoas envolvidas com capelania prisional, líderes de igrejas evangélicas  e demais pessoas envolvidas com o sistema prisional, o Conselho de Pastores de Contagem, a Tearfund e o Conselho da Comunidade de Contagem  realizam o Seminário Igreja e Sistema Prisional. O evento acontece na Igreja Evangélica Vida e Paz, em Contagem-MG, no dia 02 de Setembro de 2017 às 8h30, com um café da manhã, e se estenderá até às 13h.

Em janeiro deste ano a morte de mais de 100 detentos em três diferentes unidades prisionais chamou a atenção para a guerra entre as facções criminosas dentro de presídios brasileiros e expôs a fragilidade do sistema penitenciário nacional. Como denuncia o bacharel em Direito e Doutor e Mestre em Ciência da Religião, Antônio Carlos Silva, no livro 5 motivos para se envolver com capelania prisional, “estamos diante de um sistema que rejeita, em grande medida, os valores e normas da sociedade extra muros, especialmente porque o indivíduo, tão logo ingressa na prisão, tem que aprender a se portar de acordo com a cultura carcerária. Essa cultura, por exemplo, estimula o cometimento de crimes, obriga a que o preso integre uma facção criminosa no interior do presídio, proíbe a denúncia de atitudes de qualquer comparsa, pune com abusos sexuais os acusados de estupro e, com a pena de morte, os que cometem crimes contra crianças, os policiais corruptos e os devedores de drogas” (p.7).

Todavia, ao contrário do que muitos imaginam, as mortes dentro dos presídios não acontecem apenas em função de rebeliões e conflitos entre os presos, mas também em decorrência de doenças decorrentes das péssimas condições sanitárias a que são submetidos os presidiários no Brasil. Além da falta de estrutura básica dos presídios há ainda o problema da super lotação, já que a população prisional no país cresceu 575,2% desde 1990.  Quase a metade desta população (41%) ainda aguarda por julgamento atrás das grades. Mantendo este ritmo, em 2030 – ano em que as Nações Unidas pactuaram como base para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – teremos 1,9 milhão de adultos encarcerados.

Como Igreja de Jesus, somos chamados à proclamar as boas-novas em todos os confins da terra e desafiados a lutar pelo respeito à dignidade humana, intrínseca a todos os homens e mulheres, criados à imagem de Deus. Silva, no entanto, critica o fato de as igrejas irem aos cárceres apenas com a intenção de converter os detentos, pouco refletindo sobre as mazelas do sistema prisional ou sobre o fato de que o Evangelho também pode contribuir para a mudança de comportamentos independentemente de conversões. “Quase nunca se pensa nos agentes prisionais e nas vítimas”, ressalta.

Esta é a razão pela qual se juntam  Tearfund, Conselho de Pastores e Conselho da Comunidade de Contagem na realização deste primeiro Seminário, envolvendo especialistas, experiências bem sucedidas de ação  e operadores do sistema operacional. “Dessa forma, o Seminário Igreja e Sistema Prisional contribuirá tanto para um maior engajamento da Igreja quanto para uma atuação que leve em conta outros parâmetros bíblicos que não apenas o viés evangelizador-conversionista”, conclui Silva.

Mais informações:
e-mail: contato@tearfundbrasil.org
telefones:  31.3568.1401, 31. 3352.0402
Local do Evento – Igreja Evangélia Vida & Paz – Rua Mantiqueira, 777 – Bairro    Novo Riacho – Contagem – MG.
Inscrição:  não tem custo

Leave a Reply