| | | 55 31 3568-1401

Que tipo de ajuda fornecemos no Oriente Médio?

Saiba como temos ajudado famílias deslocadas no Oriente Médio

Anos de conflito na Síria e no Iraque criaram uma crise humanitária que afeta mais de 20 milhões de pessoas. Na Síria, 13 milhões precisam de ajuda, enquanto no Iraque quase um terço da população enfrenta grandes dificuldades. Nos dois países Tearfund está fornecendo ajuda para salvar vidas e ajudando as pessoas a lidarem com o trauma de serem pegas no fogo cruzado. Apoiamos uma equipe operacional no Iraque e quatro parceiros. Na Síria temos três parceiros. Apoiamos também dois parceiros na Jordânia e dois no Líbano.

Desde o começo do nosso envolvimento temos proporcionado uma ampla gama de material, além de apoio emocional e psicossocial. O tipo de ajuda oferecido muda a cada nova estação.

Como Tearfund tem ajudado as pessoas

Nós suprimos necessidades básicas fornecendo:

  • Pacotes mensais de alimentos
  • Colchões, cobertores, travesseiros
  • Itens de higiene e produtos sanitários
  • Cobertores, aquecedores, fogões e combustível durante o inverno
  • Kits de cozinha, incluindo lavatório, panelas, pratos, talheres, copos, fogão de querosene
  • Doações em dinheiro
  • Vales para a compra de alimentos e outros itens essenciais

Doações em dinheiro

Dar às pessoas dinheiro lhes permite decidir o que precisam comprar. Isto lhes dá a chance de manter a dignidade de serem capaz de fazer escolhas e reflete o fato de que uma única abordagem raramente funciona. Por meio de pesquisas prévias nós sabemos que as decisões sobre a forma como o dinheiro é gasto costumam ser feitas em conjunto entre marido e mulher. Doações em dinheiro também permitem que sejamos mais flexíveis ao responder às necessidades mais atuais e urgentes das pessoas.

Água e sanitários

Água, latrinas e instalações de lavagem de mãos estão sendo providenciadas para os deslocados que ficam em locais temporários. Produtos de higiene feminina para mulheres e meninas também estão sendo fornecidos. Nas comunidades em que os refugiados foram permanentemente realocados estamos reparando os sistemas de abastecimento de água e de saneamento.

Nosso trabalho inclui também:

  • Fornecimento de água potável durante o verão no Iraque, quando as temperaturas podem muito bem exceder os 40C
  • Doação de recipientes para armazenar água
  • Promoção da boa consciência de higiene

Saúde

Com tantas pessoas deslocadas vivendo em alojamentos improvisados e sem acesso a serviços de saúde, Tearfund está tentando preencher as lacunas. No norte do Iraque estamos financiando uma clínica médica móvel para tratar aqueles que vivem em áreas de difícil acesso. Em decorrência do aumento do número de abortos espontâneos uma máquina de ultra-som está ajudando a monitorar mulheres grávidas. Na Jordânia agentes comunitários de saúde visitam as mulheres refugiadas e dão conselhos sobre nutrição, amamentação, vacinação e outros tópicos.

Trauma

Ajudar as pessoas que foram traumatizadas pelo conflito é uma parte fundamental do trabalho da Tearfund no Oriente Médio, em particular entre refugiados na Jordânia e no Iraque. O objetivo desse trabalho psicossocial é ajudar a estabilizar pessoas durante seu deslocamento e guiá-las em seu processo de recuperação. Os mais vulneráveis têm prioridade e são identificados através de referências locais. Estamos oferecendo ambientes seguros onde os deslocados são encorajados a processar e se recuperar dos traumas sofridos. Ao longo dos últimos três anos, um parceiro na Jordânia tem fornecido grupos de apoio para as mulheres sírias.

Promovendo a paz

Estamos apoiando os esforços para promover a paz no Iraque e na Síria de várias maneiras. Isto inclui a construção do entendimento entre as religiões através da formação e capacitação de jovens que se tornarão catalisadores da paz. Ensinamos a esses jovens sobre liderança e resolução de conflitos. Até agora, 300 jovens na Síria e 50 no Iraque foram capacitados neste processo.

O que vem em seguida?

Tearfund desenvolverá novos projetos para ajudar os refugiados e pessoas deslocadas internamente durante todo o ano de 2016. Por favor, ore por nós.

Para ajudar este trabalho por meio de doações financeiras, clique aqui.

Leave a Reply