| | | 55 31 3568-1401

Que tipo de igreja precisamos para as nossas cidades na atualidade?

Que tipo de igreja precisamos para as nossas cidades na atualidade?

Pouco mais da metade da população mundial vive em cidades na atualidade. Isso representa pouco mais de 3,75 bilhões de pessoas. Até 2050, estima-se que este número vai aumentar para 6,5 bilhões. Em apenas 33 anos. Imagine quanto  planejamento, quantas construções e ampliações isto vai demandar?

Uma megacidade é qualquer cidade com uma população superior a 10 milhões. Em 1990, existiam dez megacidades. Em 2014, este número tinha crescido para 28. Este ano, este número cresceu para 31 (clique aqui para consultar a lista).

A migração das pessoas do campo para os centros urbanos, em busca de empregos, é um fator determinante que contribui para isso. Um número significativo de pessoas vive em “favelas” ou comunidades pobres não planejadas ao redor e dentro das cidades. Há pobreza extrema nestes lugares.

A criação de cidades seguras e sustentáveis vai requerer esforços conjuntos de todos, incluindo moradias com preços acessíveis, prestação de serviços, criação de empregos, coesão comunitária e muito mais. Consulte os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as suas metas aqui.

Que tipo de igreja (ecclesia) precisamos para as nossas cidades na atualidade? Comunidades étnica e religiosamente diversas, com famílias transitórias que mudam para dentro e para fora da região, idiomas diversos e famílias vulneráveis que precisam de apoio. Geralmente, é necessário ter pessoas para acompanhar os recém-chegados e garantir que eles sejam incluídos, que as suas necessidades sejam atendidas e que eles tenham acesso a uma rede de apoio. (fonte: Boletim Miqueias)

Rede de Missão Urbana

Com o objetivo de debater sobre o papel da igreja na transformação urbana a Tearfund realiza, desde 2015, o Fórum de Missão Urbana (FMU). A realização do FMU é fruto de uma parceria entre Tearfund, Betel Brasileiro, Instituto Solidare, Associação dos Líderes Evangélicos de Felipe Camarão (Alef), Ação Evangélica (Acev), Missão Juvep, Faculdade Teológica Sul Americana, Missão Aliança, Aliança Evangélica Brasileira e Rede Social do Centro.

A primeira edição do FMU foi realizada em novembro de 2015 em João Pessoa. Quase 100 pessoas participaram do evento cujo tema foi “Instrumentos de Deus na Cidade”. A partir desta primeira edição do FMU criou-se uma Rede de Missão Urbana para dar continuidade aos debates e ações propostas pelo fórum.

À luz do tema uz do tema “Ser Igreja em Tempos de Violência”  aconteceu a segunda edição do FMU em novembro de 2016, em Recife. Realizado na Igreja Batista do Coqueiral, o FMU reuniu cerca de 100 pessoas para debaterem o papel da igreja na luta contra a violência urbana com ênfases especiais: violência estrutural, violência social, violência urbana, violência racial e de gênero ( violência contra a mulher). Integraram a programação: exposições bíblicas, palestras, análises de conjuntura,  estudos de caso, debates, depoimentos e grupos de interesses.

O próximo Fórum de Missão Urbana acontecerá entre os dias 16 e 18 de novembro de 2017, em Salvador.

Para ler o relato completo do 1º FMU, clique aqui.

Para ler o relato completo do 2º FMU, clique aqui.

Para acessar o site da Rede de Missão Urbana, clique aqui.

Leave a Reply