| | | 55 31 3568-1401

Promoção e Defesa de Direitos durante a pandemia da COVID-19 - Mapeamento de Serviços Socioassistenciais de Emergência (COVID-19)

Promoção e Defesa de Direitos durante a pandemia da COVID-19 – Mapeamento de Serviços Socioassistenciais de Emergência (COVID-19)

Atenta e preocupada com a pandemia da COVID-19 que vêm assolando o mundo e, agora em seu momento de pico crescente, o Brasil, a equipe da Tearfund Brasil, liderada pela coordenadora de Advocacy, Simone Viera, está realizando o mapeamento dos serviços e programas socioassistenciais que estão sendo realizados em suas comunidades, seja pelo Poder Público, Ongs, empresas, igrejas e outras organizações. 

A ausência de assistência em meio a uma pandemia coloca em perigo a sobrevivência, a saúde e a segurança da população. Por isso precisamos identificar e fiscalizar as ações governamentais neste momento para que seja assegurado o abastecimento e a segurança alimentar, a higienização para a prevenção de novos casos, bem como o atendimento às populações mais vulneráveis. 

Sabemos que em muitas cidades medidas de resposta à crise vêm sendo tomadas e Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (26) um projeto que prevê o pagamento de R$ 600 reais a trabalhadores informais pelo período de três meses, em razão da pandemia do coronavírus. A mulher que for mãe e chefe de família poderá receber R$ 1,2 mil. Oramos para que novas medidas governamentais sejam adotadas para a garantia da segurança alimentar, da saúde e da vida, contemplando todos e todas que necessitam deste auxílio, incluindo os mais pobres e também trabalhadores informais e donos de pequenas empresas.

Entendemos que nossa função, como agentes de advocacy, pode ser colocada agora em ação ao identificar, por meio da pesquisa abaixo, os serviços prestados. Com as informações em mãos poderemos apoiar as pessoas que precisam acessar estes serviços e programas, mas desconhecem a forma de acessá-los. Também desejamos fazer um mapeamento das regiões do Brasil em que nos encontramos para apoiar em incidência política naqueles espaços mais vulneráveis, identificados durante a pesquisa. 

O QUE VOCÊ PRECISA PARA REALIZAR A PESQUISA

– Um telefone

– Um computador ou celular

– Acesso à internet

COMO FAZER A PESQUISA

– Identifique, por meio de uma busca no google, os serviços aos públicos indicados na pesquisa que estão oferecendo atendimento neste momento de pandemia.

– Anote as informações dadas, como local do atendimento, telefone de contato e órgão que esteja ofertando o serviço.

– Telefone para o número dado como contato para checar se de fato eles estão prestando o serviço informado.

– Caso não encontre nenhuma informação na pesquisa da internet você pode ainda procurar o contato dos órgãos abaixo para solicitar as informações indicadas na pesquisa.

  1. Secretária de Assistência Social.
  2. CRAS, CREAS.
  3. Serviço à População em Situação de Rua.
  4. Centro de apoio e referência para Refugiados e Migrantes.

Outros meios de levantar essas informações são:  estar atento aos jornais locais e entrar em contato com alguma pessoa que você conheça que trabalhe no sistema de Assistência Social de seu município que possa lhe informar os contatos dos órgãos responsáveis por ofertar os serviços.

Agora você está pronto e pronta a começar, aí mesmo de sua casa, mantendo o isolamento social, que é imprescindível para sua saúde e a saúde do Brasil

Podemos contar com você nesta importante pesquisa?

Basta clicar no link abaixo para começar. 

https://forms.gle/5e8qGTYUmVarnu4D9

Leave a Reply