POR QUE ESSE PROJETO EXISTE?

Diante do contexto de seca no semiárido nordestino é necessário encontrar soluções que suportem a falta de água. A cabra é uma boa estratégia. Para as famílias pobres da região investir na criação de cabras e ovelhas é uma oportunidade economicamente mais viável que a dos bovinos, principalmente na região semiárida. Seu consumo de alimento é, em média, 10% do das vacas e seu ciclo de reprodução muito mais favorável: cinco meses para as cabras e ovelhas contra nove meses das vacas. Inclusive, nos últimos anos, a caprino-ovinocultura vem ganhando destaque no mercado. A criação de cabras e ovelhas do Nordeste brasileiro foi considerada durante muito tempo como uma atividade destinada principalmente à alimentação das famílias rurais por constituir-se numa fonte barata de proteína animal para as famílias pobres e pela capacidade que têm as cabras e ovelhas de produzir em terras que, muitas vezes, não são apropriadas para a exploração agrícola e onde outros animais não se adaptam com facilidade.

COMO ESSE PROJETO FARÁ A DIFERENÇA?

O Projeto Quatro Pernas será implantado em comunidades do semiárido nordestino com o intuito de potencializar as capacidades que a região já possui para a caprinocultura e aprimorar os seus pontos em deficiência. A meta é promover a autossustentabilidade das comunidades por meio da comercialização dos produtos derivados da caprinocultura.

Uma fêmea grávida será doada a cada família beneficiada, que repassará as duas primeiras crias fêmeas para outras famílias da comunidade, as quais se integrarão ao projeto dando-lhe sustentabilidade.

QUAIS SERÃO OS RESULTADOS DESSE PROJETO?

– Acensão econômica via comercialização da carne, leite e derivados.
– Aumento da renda familiar e da segurança alimentar na zona rural mediante o incentivo à criação e o melhoramento de rebanhos de cabras.
– Capacitação das famílias quanto à estrutura dos rebanhos e aos cuidados exigidos para a criação e comercialização dos produtos.
Tudo isso culmina na transformação social dos moradores das comunidades contempladas.

 QUEM IRÁ REALIZAR ESSE PROJETO DE PERTO?

O projeto será executado pela ACEV Social, o braço social da igreja local ACEV.

ONDE

Esse projeto será realizado no interior da Paraíba, no semiárido brasileiro.

Dados Bancários

Nome da conta: Tearfund Brasil
CNPJ: 23.259.663/0001-20
Banco Itaú SA – Agência 1399 – Conta 61.970-7