| | | 55 31 3568-1401

Problemas escondidos - Como revelar a degradação ambiental

Como revelar a degradação ambiental

O ambiente natural inclui a terra, a água, os oceanos, o clima, as plantas e os animais. Em muitos locais, o ambiente natural está a mudar porque as pessoas estão a danificá-lo. Trata-se de um processo chamado degradação ambiental.

Por vezes, a degradação ambiental é causada por governos e empresas privadas. Mas talvez as pessoas nas nossas comunidades estejam também a fazer coisas que prejudicam o ambiente em que vivem. Isto poderá ser porque não se dão conta do prejuízo que estão a causar, ou porque sentem que não têm alternativa senão fazer aquilo que fazem para que as suas famílias possam sobreviver.Poderão não ter a informação necessária para fazerem as coisas de maneira diferente e deixarem de causar prejuízos. Desta forma, a degradação ambiental é um “problema escondido” e poderá ser importante ajudar a comunidade a compreender que há maneiras diferentes de fazer as coisas que não prejudicarão o ambiente.

Questões que um facilitador deverá ponderar:

O ambiente natural à sua volta está a mudar? Há alguns lagos ou rios a secar? Assiste ao desaparecimento de florestas?

E quanto aos animais, insectos, árvores e plantas? Desapareceram alguns tipos?

O que diz a Bíblia?

Deus criou o mundo e aqueles que nele habitam.” Salmo 24:1

No Seu amor, Deus deu- nos a nós – mulheres, homens e crianças – autoridade para olhar pela Terra (Génesis 1:28). Em toda a Bíblia, é-nos recordado que Deus criou o mundo para os Seus desígnios. Ele alegra-se com a sua criação e nós temos a responsabilidade de cuidar dela.

O ambiente é importante para Deus! O ambiente natural é a criação de Deus, mas está a ser danificado de muitas maneiras diferentes. Os danos causados ao ambiente podem agravar a pobreza. Os Cristãos são chamados a amar e cuidar da criação – e a amar o nosso próximo e não lhe fazer mal (Romanos 13:10).

Para estudos bíblicos sobre esta matéria, consulte a Secção B do Revelar.

Compreender a degradação ambiental

As pessoas podem prejudicar o ambiente de muitas maneiras diferentes. Por exemplo:

  •  Há muitos rios e lagos a secar porque lhes é retirada demasiada água. As florestas estão a ser destruídas sem que sejam plantadas novas árvores. E os agricultores podem usar a terra de um modo que não permita que ela recupere entre as colheitas.
  • As acções das pessoas, por exemplo a caça ilegal de animais e o abate de florestas, podem também levar a que alguns tipos de insectos, animais, plantas e árvores desapareçam completamente.
  • As pessoas podem adicionar substâncias prejudiciais ao solo, ao ar e à água, causando- lhes danos. Estes danos são chamados poluição. Por vezes a poluição é causada pela utilização de determinados fertilizantes e pesticidas na agricultura.

 A poluição também pode ser causada por processos industriais, ou pela eliminação incorrecta de químicos e outros resíduos.

A degradação ambiental pode ser causada por pessoas em locais longínquos. Ou pode ser causada por empresas próximas a agir de uma forma prejudicial para as comunidades. Ou pode ser causada pelas próprias comunidades.

Como é que a degradação ambiental afeta as pessoas?

Muitas comunidades pobres, especialmente em áreas rurais, dependem directamente do seu ambiente natural para sobreviver. Por exemplo, as pessoas dependem muitas vezes directamente da agricultura ou da pesca para se alimentarem. E as pessoas utilizam a água de fontes locais, assim como lenha e plantas selvagens perto do local em que vivem.

A degradação ambiental pode ter um grande impacto nas mulheres, nos homens e nas crianças das comunidades pobres:

Pode levar a que o solo se torne de fraca qualidade. O solo pode perder os seus nutrientes e não ser capaz de reter a água. Isto pode afectar o rendimento das colheitas. Isso, por sua vez, afecta a quantidade de alimentos que as pessoas podem cultivar para as suas famílias e a sua capacidade de ganhar a vida.

Pode levar a que não haja água limpa em quantidade suficiente para as pessoas e os animais beberem. Isto significa que as mulheres e as crianças têm frequentemente de trabalhar mais arduamente e caminhar distâncias mais longas para ir buscar água.

Em alguns lugares, a falta de terreno produtivo, comida, água e outros recursos pode levar a um aumento de conflitos entre as comunidades e os grupos, bem como no seio dos mesmos. Pode também levar à migração (deslocação) das pessoas para outros lugares, à procura destes bens necessários.

A poluição pode prejudicar a saúde das pessoas, provocando doenças e, nalguns casos, até mesmo a morte. A poluição prejudica também as plantas, as árvores e os animais.

Artigo extraído da Seção A do kit Revelar. 

Sobre o Revelar

O Revelar é um conjunto de ferramentas (folhas informativas, atividades, estudos bíblicos e guias de boas práticas) para as pessoas que trabalham diretamente com as comunidades ou igrejas locais. Não é um processo a seguir do princípio ao fim. É possível procurar as ferramentas que sejam mais úteis para si e para as comunidades com as quais se trabalha.O Revelar inclui ferramentas para o ajudar a levantar a questão da corrupção junto das comunidades. Estas ferramentas podem ser encontradas na Secção A2. Estudos bíblicos destinados a explorar esta questão estão na Secção B. As ferramentas para ajudar as comunidades a combater a corrupção podem ser encontradas na Secção C2.

Para mais informações:

  • Tearfund (2009) Roots 13 – Sustentabilidade ambientalhttp://tilz.tearfund.org/en/resources/publications/roots/environmental_sustainability/?sc_lang=pt-PT
  • Tearfund (2010) Passo a Passo 82 – Recursos naturaishttp://tilz.tearfund.org/en/resources/publications/footsteps/footsteps_81-90/footsteps_82/?sc_lang=pt-PT
  • Tearfund (2011) Passo a Passo 85 – Árvoreshttp://tilz.tearfund.org/pt-pt/resources/publications/footsteps/footsteps_81-90/footsteps_85/

Leave a Reply