| | | 55 31 3568-1401

Oremos pelos nossos jovens!

Dia internacional da juventude é marcado pela luta em prol do direito à vida dos jovens brasileiros

Oremos pelos nossos jovens!

No dia 12 de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude. Infelizmente no contexto do nosso país esse dia é marcado pela luta em prol do direito à vida da juventude brasileira. Muito precisa ser feito para que nossos jovens tenham seu direito à vida resguardado pelo Estado. De acordo com o relatório Homicídios na Adolescência no Brasil (2009-2010), se as condições que predominavam em 2010 não mudarem, um total de 36.735 adolescentes será vítima de homicídio até 2016.

O relatório é enfático ao afirmar que:

“Para os adolescentes entre 12 e 18 anos o homicídio é a principal causa de morte, responsável por 45,2% dos falecimentos nessa faixa etária no Brasil em 2010. Quando comparamos esse percentual com o relativo à população total (5,1%), verificamos uma diferença estarrecedora. Ou seja, para a população total, a cada cem mortes, cinco foram por homicídio, enquanto que, para os adolescentes, quase a metade foi causada por agressão. Em suma, o cenário no Brasil revela um alto grau de vulnerabilidade para estas coortes, que sofrem uma alta incidência de mortes precoces e violentas”.

Ainda de acordo com o texto: “Diferentes estudos têm mostrado que esse grupo etário é marcado por variadas manifestações de violência, afetando direta e indiretamente sua saúde física, mental e emocional. Nesses estudos, os adolescentes aparecem como agentes agressores, mas também e sobretudo como vítimas diretas e indiretas.”

Oremos pelos jovens do nosso país. Que nossos olhos estejam atentos à assombrosa realidade que os cerca. Como igreja precisamos levantar um clamor pelos nossos jovens e precisamos ainda colocar as mãos no arado na elaboração de políticas públicas que garantam o direito à vida da nossa juventude.

Baixe o pdf do relatório clicando aqui.

Leave a Reply