| | | 55 31 3568-1401

O que está mudando?

O que está mudando?

Membros da Miqueias – favor responder às perguntas abaixo.

Em apenas três meses, estaremos reunidos nas Filipinas para a nossa Consulta Global Trienal. A primeira foi realizada em 2001.

Notamos a importância das consultas Miqueias especialmente quando reunimos pessoas de diferentes partes do mundo para dialogar e debater questões relacionadas à Missão de Deus em nosso mundo. Precisamos buscar o Reino e a justiça de Deus no mundo nos dias de hoje. Cremos que o povo de Deus recebeu um chamado para expressar a Missão Integral, o que requer uma reflexão conjunta da teologia e da prática, por meio de um diálogo contínuo entre a Palavra de Deus e o Mundo de Deus, pelo bem da Missão de Deus.

Estamos no ano de 2018! Tantas coisas mudaram ao longo dos últimos 20 anos, e o ritmo das mudanças parece estar aumentando em tantos setores (tecnologia, economia, política, segurança, população e fé, para mencionar apenas alguns). O que está mudando em nossas áreas de trabalho e em nossos ministérios? O que está mudando em nossos contextos que poderá impactar direta ou indiretamente as comunidades que servimos? Precisamos reservar um tempo para repensar a missão transformacional e a Igreja e, assim, antever e proativamente responder aos contextos em mudança. Isto poderá nos levar a novas maneiras de responder, trabalhar juntos, defender e promover direitos, fazer lobby e apoiar financeiramente o trabalho de missões. Poderemos chegar a novas maneiras de buscar justiça e de trabalhar em parceria!

No início da nossa consulta em setembro, vamos explorar o tema Resiliência na Missão de Deus e dialogar sobre o que está mudando. Para que nos preparemos de bem para isso, convidados todos os nossos membros a contribuírem com um levantamento do que está mudando.

Você poderá participar respondendo às perguntas online ou fazendo o download do documento disponível aqui (em Word) e enviando suas respostas para: director@micahglobal.org.

As perguntas são as seguintes:

1. De que maneiras a sua compreensão sobre a Missão Integral impactou sua estratégia e implementação em seu ministério? (desde organizações internacionais de assistência ou missionárias a organizações locais de desenvolvimento comunitário, igrejas, seminários, empresas e redes. Os membros individuais deverão responder esta pergunta levando em conta a maneira como trabalham).

2. Como a sua organização discipula, treina e capacita seus funcionários e parceiros para que expressem a Missão Integral em seu trabalho e em sua vida? Como você sabe/mede a eficácia da abordagem adotada? (Se a sua organização não estiver oferecendo nenhuma capacitação nesse sentido, favor sugerir quais são as necessidades existentes, em sua opinião).

3. Os nossos contextos estão mudando. Quais são as três mudanças externas mais importantes que estão impactando o nosso mundo e como elas estão impactando a sua capacidade de expressar a Missão Integral? Há outras mudanças que estejam impactando a nossa capacidade de expressar a Missão Integral? Caso esse seja o caso, registre aqui as duas ou três mudanças que você considera ser as mais importantes. (Elas podem incluir, por exemplo, a mudança climática, o aumento do nacionalismo e a falta de conhecimento bíblico).

4. Quem está efetuando mudanças em seu contexto? Em seu exemplo, explique do que se tratam as mudanças e quem as estão apoiando. Se possível, comente sobre o papel que as igrejas desempenham nisso. (No Paquistão, por exemplo: Malala Yousafzai, desenvolvendo resiliência para promover mudanças que permitam que as meninas tenham acesso à educação; ou um novo líder político está mudando significativamente como as pessoas participam).

5. Estamos fazendo diferença no âmbito macro (nacional) em nossos países e regiões? Dê exemplos claros. Semelhantemente, estamos fazendo diferença no âmbito comunitário? (Caso responda “não”, favor explicar o motivo).

6. Quais mudanças provavelmente serão feitas em seu contexto nos próximos 3 ou 5 anos? Comente brevemente sobre como poderíamos nos preparar e responder à estas mudanças. (Por exemplo, muitos membros têm se preocupado cada vez mais por não poderem acessar serviços de saúde com preços acessíveis, com o número de espécies que estão se tornando extintas, com o envelhecimento populacional, ou com o declínio na participação de jovens na igreja.)

Sempre que possível, responda às perguntas com a ajuda da sua equipe de liderança. Favor preencher o questionário e enviá-lo para a Sheryl (director@micahglobal.org) até o dia 15 de julho de 2018 para que possamos comparar as respostas e nos preparar para o debate. Fique à vontade para também enviar perguntas que vocês gostariam que fizéssemos durante a Consulta.

Você já fez a sua inscrição? Visite o site www.micahgc2018.org para fazê-la agora mesmo.

Graça e paz
Sheryl Haw
Diretora Internacional

(Extraído do boletim de notícias Miqueias do mês de julho de 2018)

Leave a Reply