| | | 55 31 3568-1401

O poder restaurador de um amor redentor

Postado originalmente pela equipe de oração da Tearfund UK no dia 12 de agosto de 2016

O poder restaurador de um amor redentor

Berta Torrez * vive na Colômbia com seu pai, mãe e dois irmãos.

Nascida em meio a uma violenta guerra civil, Berta cresceu fugindo de aldeia em aldeia em busca de refúgio das forças armadas.Eventualmente, a família de Berta encontrou segurança em uma fazenda rural, mas quando ela tinha apenas oito anos de idade Berta sofreu abuso sexual nas mãos de seu irmão mais velho e dos homens que trabalhavam na fazenda.

Tragicamente, o abuso de Berta passou despercebido por seus pais. Preocupados com a guerra civil e focados na luta da família para a sobrevivência, o sofrimento de sua filha não foi observado. Quando ela tinha onze anos, os pais de Berta decidiram se mudar para Barranquilla buscando maior segurança e melhores oportunidades de trabalho. A mudança finalmente libertou Berta do abuso que ela tinha sofrido durante três anos. No entanto, as cicatrizes emocionais permaneceram.

 Eu não podia falar com ninguém e parecia que não havia futuro para mim”, relata ‘

Em 2015, sentindo-se perdida e sozinha, Berta fez duas tentativas para acabar com sua vida. Felizmente, estas tentativas falharam e no início deste ano de 2016 ela ouviu falar sobre um programa de apoio para sobreviventes de violência sexual (SVS) em uma igreja evangélica. Corajosamente, Berta buscou ajuda na igreja, e foi nesse ambiente seguro que ela se encontrou com outros sobreviventes e finalmente teve a oportunidade de processar os anos de abuso. Mais importante ainda, Berta experimentou o amor poderoso e transformador de Deus – um amor tão forte que pode curar as feridas mais profundas.

Hoje, poucos meses depois – e graças ao seu apoio e com a ajuda da igreja local – Berta está recebendo capacitação para ser um higienista dental. Embora ela ainda tenha pesadelos, Berta não quer ficar presa ao passado ou às memórias dolorosas. Em vez disso, se sabendo amada e valorizada por Deus, Berta está cheia de esperança para o futuro.

Tearfund está apoiando o programa SVS na costa norte da Colômbia com a participação de 12 igrejas.

Infelizmente no entanto, Berta é apenas uma das muitas jovens que sofreram abuso sexual devastador: todos os dias, centenas mais são abusadas em campos de refugiados ou em comunidades onde as famílias foram reassentadas durante os conflitos regionais. Na Colômbia, cerca de 500.000 mulheres foram violadas durante o curso da guerra civil; 12.000 destas mulheres foram atacadas por homens armados.

* O nome foi alterado para proteger a identidade

Por favor, ore

  • Louvado seja Deus porque Berta está no caminho para a cura e restauração. Interceda por ela em suas orações, pra que a cada dia ela experimente mais da Graça e do Amor de Deus.
  • Ore fervorosamente por todos aqueles que sofreram abuso e dor nas mãos de outros. Ore para que Deus traga um fim a esta violência horrível.
  • Ore pela Colômbia – para que a paz seja restaurada e a violência e conflito cheguem ao fim.

Leave a Reply