| | | 55 31 3568-1401

O cuidado com a criação

O cuidado com a criação

A Terra é tão bonita! Durante um tempo da minha vida, eu usava o Planeta Terra da, BBC, como parte do meu momento de silêncio com Deus – eu ficava tão abismada com a magnificência da Criação, desde as cavernas subterrâneas de cristais que são indescritivelmente lindas no México, até a imensa vastidão das dunas de areia vermelha na Namíbia.

No início da minha jornada de fé cristã, eu abandonei a minha inclinação natural de cuidar da criação e da conservação da natureza na soleira proverbial, já que parecia que o evangelismo e uma concentração no sofrimento humano eram de maior importância. Pelos anos, tenho aprendido mais sobre um entendimento Bíblico quanto à missão integral e vejo que não é preciso fazer uma escolha entre os dois. Não é tanto faz como tanto fez entre “cuidado para com as pessoas” e “cuidado para com a Terra”. Tenho aprendido que eles exercem impacto um sobre o outro, de maneiras significativas, e o cuidado para com um é bom para o outro, e vice-versa.

Recebemos o mandado de cuidarmos deste planeta que chamamos de lar. Por toda a Bíblia, somos lembrados de que esta é a Criação de Deus e ela é boa! Salmo 24:1 diz que “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem.” Alguns percebem o chamado de mordomia de Deus em Gênesis como uma desculpa para abusar da Terra, mas cuidar deste planeta que a nós foi dado para vivermos nele e percebermos o valor de toda a Criação é bom para nós todos, além de trazer glórias a Deus. Apocalipse 11:18 nos lembra de que aqueles que destroem a Terra não seguirão impunes. E há muito mais provas Bíblicas que indicam a verdade de que o planeta é nosso para dele cuidarmos bem e não para dele abusarmos ou saquearmos.

Também é fato que é o mais vulnerável que sente o maior impacto da mudança climática. Martin Kapenda, da Miqueias Zâmbia, recentemente disse  neste clipe , “Vamos nos unir para lutarmos contra as forças da mudança climática e instaurar soluções que funcionem bem para as pessoas que vivem na pobreza, especialmente aqueles mais afetados pela mudança climática. Ela afeta mais os pobres e estes são os que poluem menos. E esta é injustiça da mudança climática. Então, vamos unir forças para mudarmos este cenário.”

O cuidado com a Criação faz parte do nosso mandado como seguidores de Jesus na Terra. Não fique desanimado por aqueles que não compreenderam este fato. Continue a orar, a agir e a dar exemplo. Faça mudanças na sua vida que terão impacto no tamanho da sua pegada ambiental. Orem para que a igreja seja um exemplo ao cuidar da Criação, de forma que traga vida e bem-estar a todas as criaturas viventes. Orem por sabedoria para criarem filhos que compreendam este fato como parte do nosso discipulado cristão. E orem para que deixemos um bom legado e a Terra que doa vida para estes filhos cuidarem no futuro.

Oremos… renove nossos corações, Deus, e renove nosso mundo.

Linda Martindale
Miqueias Global

(Extraído do boletim de oração de Miqueias do mês de junho de 2018)

Crédito da imagem:  <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo”> Fundo foto criado por jcomp – br.freepik.com</a>

Leave a Reply