| | | 55 31 3568-1401

Kit de Advocacy - Roots 1

2ª edição do kit de Advocacy é disponibilizada em português

kitO Kit de ferramentas de Advocacy da Tearfund destina-se aos seus colaboradores, parceiros e outras organizações. É um dos títulos mais populares da série ROOTS (Recursos para Organizações com Oportunidades de Transformação e Socialização). Dada a sua popularidade, por que lançar esta nova edição? Quando o Kit de ferramentas de Advocacy foi escrito em 2002, era pioneiro no setor – o primeiro do gênero. Desde então, as práticas de advocacy foram sendo transformadas, adaptadas e desenvolvidas em todo o setor. Os colaboradores e parceiros da Tearfund adquiriram maiores conhecimentos e experiência, lições foram aprendidas, o pensamento evoluiu, e o uso de mídias sociais e digitais cresceu exponencialmente.

Permanece o intuito da Tearfund de que este Kit de ferramentas seja fácil de entender e utilizar: um guia introdutório e abrangente sobre a teoria e prática de advocacy. A Tearfund ainda quer possibilitar aos colaboradores, parceiros e outras organizações uma compreensão da relevância do advocacy, e muni-los das habilidades e da confiança necessárias para exercê-lo.

Nunca tenha medo de levantar a sua voz a favor da honestidade, da verdade e da compaixão contra a injustiça, a mentira e a ganância. Se as pessoas em todo o mundo assim fizessem, mudariam o planeta. (William Faulkner)

O QUE MUDOU

A estrutura do kit tornou-se mais amigável, atendendo ao que colaboradores, parceiros e outras organizações opinaram sobre a necessidade de materiais instrucionais mais detalhados e uma separação mais clara entre as ferramentas e exercícios. Assim, cada seção passou a incluir:

  • Notas ao facilitador, tratando dos pontos mais importantes em formato de perguntas e respostas;
  • Ferramentas concebidas para o uso avulso, podendo também servir como materiais de apoio em workshops de treinamento;
  • Exercícios de treinamento destinados à aplicação do aprendizado e uso das ferramentas em workshops de treinamento, com instruções claras ao facilitador.

O conteúdo do Kit de ferramentas foi reformulado. Materiais redundantes e de uso infrequente foram retirados, novos materiais foram introduzidos, e materiais menos desenvolvidos (como as seções sobre planejamento, monitoramento e avaliação) foram reforçados. Os materiais populares, bem aceitos e exclusivos foram mantidos, incluindo a seção que versa sobre o embasamento bíblico do advocacy, assunto abordado por poucos outros recursos. Os estudos de caso agora estão distribuídos por todo o livro, mostrando como a teoria tem sido aplicada na prática por organizações parceiras da Tearfund. O Kit de ferramentas está disposto em ordem lógica, trazendo uma visão geral e orientações claras sobre advocacy, partindo das perguntas-chave: O quê? Onde? Quem? Por quê? e Como? Os dois volumes que formaram a primeira edição foram reunidos em um único livro com duas partes:

  •  A Parte Um aborda a parte teórica – Fundamentos de advocacy.
  • A Parte Dois aborda a parte prática – Ações práticas em advocacy.

 

Clique aqui e peça já o seu!

Leave a Reply