Missão que nasce no coração de Deus
Encontro anual de Parceiros da Tearfund enfatizou necessidade do protagonismo das igrejas locais para avanço da Missão Integral.
Entre os dias 03 e 07 de novembro a Tearfund realizou seu tradicional Encontro anual de Parceiros. O evento que reuniu 50 pessoas, em sua maioria provenientes das regiões norte e nordeste, aconteceu na sede do Betel Brasileiro na cidade de João Pessoa. O objetivo do Encontro de Parceiros de 2014 foi o de revisar a estratégia da Tearfund para os próximos anos à luz da conjuntura atual e das novas tendências. Foram realizados painéis com a participação dos representantes regionais de cada parceiro.
Os temas destacados pelos representantes do norte do Brasil foram:
1) População ribeirinha que vive extremos como cheias e secas ao longo do ano;
2) Exploração sexual de crianças e adolescentes como prática rotineira;
3) Fragilização dos Conselhos de Direitos;
4) Situação crítica das populações indígenas e a falta de acesso desses povos à educação e à saúde;
5) Manaus como rota do tráfico de pessoas;
6) Políticas públicas insuficientes e organizações sociais e conselhos fragilizados.
Destaque para a prática assistencialista e pouca compreensão da Missão Integral por parte das igrejas.
Já as apresentações dos parceiros do nordeste salientaram:
1) A desarticulação das políticas públicas e o pouco espaço de conscientização política;
2) A falta de esperança frente à conjuntura adversa;
3) Comunidades quilombolas que são reféns de sua própria situação, fruto do descaso e preconceito da sociedade;
4) A falta de trabalho, renda e moradia;
5) A situação das crianças e adolescentes vítimas da exploração, abuso e pedofilia;
6) A predominância da violência contra a mulher, seja ela doméstica ou comunitária.
Os destaques positivos trazidos pelos parceiros desta região foram: a mobilização das igrejas para enfrentar a seca e o programa de aquisição de alimentos que amplia a possibilidade para a agricultura familiar. “Em que pese as dificuldades persistentes no semiárido, se reconheceu que houve avanços substanciais desde 1993. Praticamente todos os parceiros tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências de caminhada e os desafios presentes no cotidiano de cada organização”, enfatiza o representante da Tearfund no Brasil, Serguem Silva.
Depoimentos de parceiros
“Participar do Encontro de Parceiros da Tearfund é um grande prazer para RENAS”, afirma o pr. Tércio Freire. Complementando: “Foi um tempo muito especial de convivência com os amigos e irmãos que atuam em varias ações de intervenção social e promoção de direitos. Especialmente, quero destacar a escuta que foi dada a cada um que participou a fim de construir de forma coletiva as ações e desafios. Nós da RENAS somos gratos à Tearfund pela oportunidade e pela caminhada que temos feito juntos em ações de promoção de direitos e defesa de crianças e adolescentes no Brasil, junto com as Igrejas, Organizações e pessoas vocacionadas e movidas por compaixão”.
“O Encontro anual de parceiros de Tearfund é de suma importância para nós da ACEV por ser um momento de alinhamento de propósitos e de visão de futuro para nossas organizações como parceiras”, destaca o pr. Wóstenes dos Santos. Para ele, tais momentos de comunhão ajudam as organizações parceiras a perceber para aonde caminham e que ações podem desenvolver juntas em prol do crescimento do Reino de Deus. Pastor Wóstenes destacou ainda a relevância da concretização do evento em João Pessoa. “A realização do Encontro em nossa própria região facilita a nossa participação e mostra que realmente o foco do trabalho de Tearfund são as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Por mais simples que pareça essa atitude, ela quebra alguns estigmas e preconceitos regionais existentes dentro do nosso país”.
“Foi uma alegria ter participado do encontro e tenho grandes expectativas pelos próximos passos que serão dados a partir deste próximo ano”, comemora Leandro, da ALEF. “A Tearfund tem dado uma contribuição muito expressiva ao reino de Deus no Brasil, investindo em diversos ministérios relevantes. Grande abraço a toda a equipe do escritório e colegas de ministério”, conclui.
Divisão temática
Os presentes também contribuíram com a revisão da estratégia de atuação da Tearfund Brasil nos próximos anos. Utilizando a metodologia da árvore de problemas, o grupo apontou as áreas nas quais a Tearfund dever focar no apoio aos parceiros para os próximos anos tais quais: violência comunitária, meio ambiente, corrupção e desigualdade. “Implícito está nesta indicação que o trabalho se dá sempre com e através da igreja local. É um trabalho que se iniciou, mas que terá continuidade com a indicação de um grupo de trabalho que deverá focar nas estratégias para os próximos anos”, pondera Serguem.
Outro tema abordado no Encontro pelo pastor Tércio Freire de Renas foi o Marco Regulatório das Organizações Sociais. Ainda dentro da programação do Encontro de Parceiros estava uma divisão de importantes temáticas que perfazem o cotidiano de vários parceiros da Tearfund Brasil, dentre as quais encontram-se:
- Comunidades Fortalecidas (Umoja) – Com o objetivo de consolidar o processo de implementação da metodologia Umoja o Encontro de Parceiros proporcionou aos presentes momentos de ampla participação, troca de experiência e aprendizagem. As reflexões bíblicas foram conduzidas pelo presidente continental da Fraternidade Teológica Latino Americana, fundador e professor da Faculdade Teológica Sul Americana, Dr. Jorge Barro. “As pregações foram instigantes e profundas e incentivaram os participantes a refletirem sobre seu entendimento da Missão”, relatou o representante da Tearfund Brasil, Serguem Silva.
- Advocacy (defesa de direitos) – O terceiro dia do Encontro de Parceiros foi iniciado com uma reflexão bíblica conduzida pelo Pr. José Marcos sobre a justiça e suas implicações. O Assessor Sênior da Tearfund, Richard Weaver, conduziu uma meditação bastante interativa sobre a forma como podem ser criados movimentos de defesa de direitos relacionados a questões como meio ambiente, corrupção e desigualdade. Com o intuito de proporcionar aprendizagem e troca de experiências houve compartilhamento por parte de alguns movimentos como Bola na Rede, Ame a Verdade, Escola de Fé e Política.
“Por diferentes razões e contextos, as pessoas relataram diferentes estágios e experiências vivenciadas, todas muito ricas e animadoras para o processo de implementação”, pontua Serguem. Na avaliação do representante nacional da Tearfund o Encontro de Parceiros da Tearfund 2014 terminou com um saldo bastante positivo. “Em cada Encontro percebe-se que há melhor cooperação entre as organizações parceiras e no enfrentamento cotidiano está sendo tecida uma rede solidária e de encorajamento recíproco, sempre pautada por um evangelho que faz diferença na vida das pessoas e das comunidades”, comemora.
Ainda de acordo com Serguem, todas as experiências, tanto do contexto urbano como rural, foram encorajadoras e evidenciaram o compromisso e a criatividade para avançar no processo de implementação. O clima que reinou em todas as atividades do evento foi de oração, amizade e transparência.
Destacamos abaixo alguns temas abordados durante os cinco dias do Encontro de Parceiros da Tearfund 2014:
- “A missão não é da igreja, é de Deus, nasce no coração de Deus. Esta compreensão é ponto central para entender a tarefa da igreja na cidade e em qualquer outro contexto. Nós somos instrumentos, mas não temos missão. Temos tarefas”.
- Contexto/ local – “Os métodos precisam nascer de cada contexto”.
- Conteúdo – “Envolve ensino (didaquë), proclamação (kerigma) e serviço (diaconia)”
- Compaixão – “O que justifica a missão é a necessidade”
- Compromisso /Quem – “É o povo de Deus. Cada pessoa é agente da missão”