| | | 55 31 3568-1401

Mais de 40% das crianças de até 14 anos estão em situação de pobreza no Brasil

Mais de 40% das crianças de até 14 anos estão em situação de pobreza no Brasil

Dentre a população brasileira de zero a 14 anos, 40,2% se encontra em situação de pobreza. O percentual corresponde a mais de 17,3 milhões de jovens pobres no Brasil. É o que aponta um levantamento da Fundação Abrinq, divulgado nesta terça (25); o documento compara a situação da infância no Brasil com as metas assumidas pelo país nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).

Segundo o relatório, as regiões Norte e Nordeste concentram os maiores índices de crianças e adolescentes em situação de pobreza, com 54% e 60,6% de jovens nessa condição, respectivamente. Percentuais menores aparecem nas regiões Sudeste (27,8%), Centro-Oeste (28,4%) e Sul (23,1%). São consideradas pobres as famílias com renda de até meio salário mínimo per capita, ou seja, de no máximo R$ 394 por pessoa (utilizando como referência o salário mínimo em 2015, que era de R$ 788).

Em números absolutos, no entanto, a região Sudeste tem mais de 4,5 milhões de crianças e adolescentes vivendo em condição de pobreza familiar –no Nordeste, são cerca de 8 milhões e, no Norte, pouco mais de 2,5 milhões.

O estudo tem como base os números mais recentes do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e busca auxiliar o monitoramento das ODS 1, 2, 3 e 5, que têm como objetivos erradicar a pobreza e a fome, assegurar boa saúde e bem estar e alcançar a igualdade de gênero.

(As informações são de reportagem do UOL. Foto: Alan Marques/Folhapress)

Buscamos servir a Jesus onde a necessidade é maior. Em um país continental como o Brasil, o desafio é enorme. A corrupção em todas as esferas de poder representa um grande entrave ao desenvolvimento e à justa distribuição das riquezas. Mas trabalhamos ancorados na esperança de um Deus que se importa com a justiça e nos chama a sermos cooperadores! Nossas parcerias com igrejas locais e diversas organizações têm rendido muitos frutos! Assine nossa newsletter, conheça os nossos projetos, seja um intercessor do nosso trabalho e nos ajude a continuar transformando realidades aterradoras em nosso país. DOE AGORA! 

Leave a Reply