| | | 55 31 3568-1401

Levando a vida adiante em meio à seca

Postado no dia 25 de agosto de 2015 no blog da Tearfund por Mark Lang

Levando a vida adiante em meio à seca

Peter Lam é um homem muito importante em sua comunidade no Sudão do Sul. Sem suas habilidades  17.000 pessoas que vivem no Estado de Juncáli teriam dificuldades para obter um item vital do qual todos dependem – água.Vinte anos de conflito e de abandono fizeram da água potável um recurso altamente valorizado no Sudão do Sul, país em que um terço da população não têm acesso a mantimentos básicos.Em Chuidok, três perfuradores de poços atendem 3.500 famílias e os moradores dependem das habilidades de engenharia de Peter para repará-los.

Antes que Tearfund oferecesse treinamento de engenharia para Peter, e quatro outros como ele, um perfurador quebrado durante a estação seca teria sérias implicações. A tensão em decorrência de suprimentos limitados poderia transbordar em violência e as pessoas se tornariam tão desesperadas por água que iriam recorrer às lagoas, o que traria sérias consequências para a saúde.Hoje Tearfund tem dado à comunidade as habilidades e ferramentas para manter as bombas funcionando e Peter está satisfeito.”Estou muito feliz com a Tearfund”, diz ele. “Esta foi a primeira organização que veio aqui, ajudou nossas comunidades e ofereceu treinamento aos moradores”.

Tearfund é a única organização que realiza um trabalho de ajuda humanitária em torno de Chuidok, uma área que tem recebido um grande afluxo de pessoas que fugiram de outras regiões por causa dos combates. Já ajudamos a criar um comitê para que os próprios moradores façam o gerenciamento de seus suprimentos de água e continuem a executar as tarefas necessárias para obtê-la muito tempo depois que Tearfund não estiver mais no local.

Tearfund está presente no Sudão do Sul desde 1998, em especial, no Estado de Juncáli, onde temos ajudado a combater a desnutrição e a falta de acesso à água limpa.

Por favor, ajude-nos a levar água limpa a mais comunidades. Faça uma doação clicando aqui.

Leave a Reply