| | | 55 31 3568-1401

Lançamento de Miquéias no Brasil traz novo fôlego para a Missão Integral

Fórum combinou reflexão profunda e densa sobre os caminhos da missão integral e abordou temáticas relativas aos povos indígenas, gênero e a presença do negro na seio da igreja

Lançamento de Miquéias no Brasil traz novo fôlego para a Missão Integral

Aconteceu entre os dias 15 e 16 de julho na sede da Igreja Batista da Redenção, em Belo Horizonte, o Fórum Miquéias Global. O evento, que tinha como objetivo refletir sobre a Missão Integral nos dias atuais e lançar o movimento Miquéias Brasil, contou com a presença de 95 pessoas que representavam 53 redes, coletivos, igrejas e denominações evangélicas de 12 Estados da Federação.

“No espírito que move Miquéias Global o Fórum combinou reflexão profunda e densa sobre os caminhos da missão integral no presente e no futuro e fez emergir temáticas quase nunca abordadas como aquelas relativas aos povos indígenas, questões de gênero e a presença do negro na seio da igreja”, relatou Serguem Jessui, da Tearfund Brasil. “Também moradores da ocupação Rosa Leão, de BH, falaram do drama que as  famílias enfrentam na luta pela moradia: sujeitas ao descaso, violência,  abandono e ameaçadas de despejo”, complementou.

No primeiro dia do fórum os participantes pensaram sobre a própria Rede Miquéias e os atores envolvidos neste novo começo no Brasil. A programação seguiu com uma rica discussão teológica e social. A primeira foi a reflexão sobre o atual cenário político no Brasil e a influência evangélica neste cenário. O palestrante foi o sociólogo Paul Freston. A mesa contou ainda com a contribuição do historiador Lyndon Araújo.

No segundo dia (16), Valdir Steuernagel, da Aliança Evangélica, fez um apanhado histórico da caminhada evangélica na Missão Integral e Paul Freston analisou a Missão Integral no cenário político atual. Um dos pontos altos foi o painel “Considerações sobre o negro, o indígena e questões de gênero no contexto da Igreja Evangélica Brasileira”, com as participações dos pastores Luis de Jesus e Jader Oliveira, e de Kezzia Cristina, assessora pedagógica da Diaconia.

Depoimentos

Para Walter Feckinghaus, da Editora Esperança, o grupo presente era representativo e a comunhão foi excelente. “Esperamos que o movimento consiga promover a Missāo integral na igreja, para o nosso país e ajudar a vencer as injustiças, as desigualdades e a corrupção em nome de Jesus”, ressaltou.

Leia outros depoimentos:

Agradeço pela rica oportunidade que tive durante esses dois dias, pelo acesso aos aprendizados que me enriqueceram a alma e renovaram as minhas esperanças. Conheci pessoas que estão comprometidas e dispostas a viverem o evangelho do Pai de forma íntegra. Que o Pai nos use como instrumentos promotores de justiça para todos os povos, tribos, línguas e nações, pois igreja é gente cuidando de gente, em nome d’Aquele que se fez gente”. pastor Luiz de Jesus da Igreja Comunhão Batista, de São Paulo .

A motivação em participar do Fórum Miquéias veio da esperança ao reconhecer neste evento o sopro de novos ventos para a missão integral da igreja brasileira. O momento foi especialmente rico pela atmosfera de cooperação e afeto entre todas e todos os participantes,  e pela presença de humildade para o diálogo sobre assuntos ainda pouco refletidos e absorvidos pelas nossas comunidades de fé como o caso das questões indígenas, raciais e de gênero. Tenho certeza de que fomos revestidas e revestidos de fortalecimento e coragem para nosso caminhar de mãos dadas em prol da justiça do Reino”.  Vanessa Barbosa – Coletivo Vozes Marias/Fale Recife

Sobre Miquéias

Presente em todos os continentes, trata-se ao mesmo tempo de um movimento e de uma rede de cristãos que comungam da Visão de comunidades que vivem a vida em toda a sua plenitude livres da pobreza, injustiça e conflito.

Missão:

Arraigados no Evangelho nos convertemos em agentes de mudança em nossas comunidades e nos tornamos catalizadores para a transformação da missão através da promoção da missão integral.

Objetivos:

Movimento Miquéias: dar uma resposta unida advogando pela redução da pobreza e pela promoção da justiça, igualdade, equidade, reconciliação, segurança e bem estar para todos.

Rede Miquéias: proporcionar uma plataforma para a aprendizagem compartilhada, a reflexão e a ação corporativa, a demostração da missão integral e a facilitação de um centro de provisão de informação expresso por indivíduos e grupos corporativos (família, igreja, comunidade, trabalho).

Encaminhamentos

Durante o Fórum Miquéias Global foi eleito um Comitê de Miquéias Brasil para levar adiante os seguintes objetivos:

  1. Missão integral: promover, encorajar e motivar os cristãos a adotarem e a praticarem a missão e a missão integral;
  2. Aperfeiçoando a capacidade: capacitação dos membros na perspectiva integral baseada na Palavra de Deus para responder às demandas do mundo por meio da prestação de auxílio em meio à necessidade. Promoção do desenvolvimento, cuidado do meio ambiente, clamor pela justiça através da proclamação e demonstração do amor de Deus;
  3. Rede de contatos: servir e compartilhar uns com os outros fortalecendo a interdependência e aumentando nosso impacto e responsabilidade mútua.

Membros do Comitê Miquéias Brasil: André Nascimento, Dorothéa Luz, Usiel Souza, Morgana Boostel, Tânia Wutzki, José Marcos Silva, Christian Gillis, Mayara Suni, Walter Feckinghaus, Tarcísio Porto, Sérgio Andrade e Serguem Jessui

Para mais informações sobre Miquéias Global acessar – http://www.micahnetwork.org/pt-br

Agenda:

Dois eventos expressivos acontecerão nos próximos meses:

Consulta Miquéias Latino Americana:

  • Data: 05 à 08 de setembro em Honduras
  • Objetivo: dialogar sobre a prática da violência urbana na América Latina e discutir alternativas de paz à luz das Escrituras. Para saber mais, clique: Apresentação_Consulta_Miquéias

 Congresso Miquéias Brasil:

  • Data: 27 à 29 de junho de 2017 em Vitória, Espírito Santo. Brevemente serão enviadas informações detalhadas sobre a programação do evento. Tome nota!

Leia também:

“Não há igreja bonita que subsista a uma vida que não traz o testemunho do Cristo encarnado”

Leave a Reply