| | | 55 31 3568-1401

Lá vai a Lama da Samarco

O "rio de lama" da Samarco, em Minas Gerais, vem no turbilhão de tantas outras tragédias nacionais que, ironicamente, se não forem tratadas com lucidez e bom senso, tenderão a morrer nas praias do Brasil.

Lá vai a Lama da Samarco

O “rio de lama” da Samarco, em Minas Gerais, vem no turbilhão de tantas outras tragédias nacionais que, ironicamente, se não forem tratadas com lucidez e bom senso, tenderão a morrer nas praias do Brasil. Lamentamos profundamente a perda de vidas humanas, o enorme impacto social e a inimaginável destruição ambiental deflagrada por esse episódio de dimensões catastróficas.

O momento é de socorrer emergencialmente as populações ribeirinhas nas suas necessidades mais básicas. Milhares de voluntários têm sido mobilizados para essa tarefa. Não devemos limitar os esforços comuns para a mitigação do sofrimento de toda essa gente que hoje vive a dor da devastação do seu mundo.

É imprescindível, entretanto, uma investigação criteriosa desse crime socioambiental, para a punição rigorosa dos responsáveis. A mineração no Brasil é um assunto muito sério que merece aprofundamento no debate. Há muitos interesses em jogo e, como se constata no ocorrido, as vidas de populações inteiras não parecem ser o “capital” mais importante, o que é lamentável e inadmissível.

Apresentemos esta situação diante de Deus em oração e façamos o que está ao nosso alcance em favor das populações das cidades atingidas pela lama da morte. Temos conhecimento de igrejas e missões cristãs que estão tomando iniciativas para socorrer aquelas pessoas. Encorajamos irmãos e irmãs de todo o Brasil a que busquem maneiras de contribuir efetivamente com essas iniciativas.

Clamemos por justiça nas questões relativas à mineração nas terras brasileiras.

Brasil, 13 de novembro de 2015

Aliança Cristã Evangélica Brasileira

Leave a Reply