| | | 55 31 3568-1401

“Juntos, podemos fazer muito mais”

Postado no blog da Tearfund no dia 19.03.15 por Erica Neves

“Juntos, podemos fazer muito mais”

Assessor de Advocacy da Teafund destaca importância do engajamento da Igreja brasileira para trazer mudanças significativas a nível nacional

 

Como já divulgado em nosso boletim de janeiro, com o intuito de dar início à estratégia Horizon no Brasil, a Tearfund realizará no próximo dia 26 de março um Encontro de Lideranças Evangélicas em Brasília. O evento que acontecerá na Casa de Retiros Assunção tem como público-alvo pastores e líderes de igrejas, denominações, organizações evangélicas de todo o País e parceiros da Tearfund Brasil.

 “Reunir líderes em março de 2015 é a chave para a criação de uma plataforma  nacional envolvendo  denominações,  igrejas,  lideranças  e  alianças que têm o potencial para influenciar numa agenda nacional  e trazer mudanças em questões defendidas por Horizon em todo o país”, explica o representante da Tearfund Brasil, Serguem Silva.

De acordo com Richard Weaver, assessor sênior de Advocacy da Tearfund, o foco principal do encontro em Brasília é responder à pergunta:

Como trabalharemos uns com os outros para trazer mudanças em um nível nacional? Como os líderes eclesiásticos e parceiros enxergam essas questões como parte de sua fé e como parte do trabalho da igreja? Acreditamos que juntos podemos fazer muito mais para trazer mudanças em torno dessas grandes questões no Brasil”, complementa.

 

Sobre Horizon

Horizon é uma estratégia já utilizada pela Tearfund Inglaterra que tem como principal objetivo aumentar a influência exercida pelas organizações evangélicas em questões de governança, corrupção, justiça social, desigualdade e meio-ambiente no Brasil e em outros países estratégicos fundamentais como Índia, Nigéria e Estados Unidos.

 “Uma boa maneira de explicar o que significa o projeto Horizon seria por meio das seguintes perguntas: como procuramos trazer desenvolvimento de uma forma sustentável, mas também de forma a lidar com a justiça social? Como lidar com desigualdade ao mesmo tempo em que lidamos com a pobreza?”, pontua Weaver.

Weaver ressalta ainda que a estratégia de advocacy inaugurada por Horizon será estabelecida com base no que já vem sendo feito no Brasil por movimentos como “Ame a Verdade”, e organizações parceiras que têm atuando em torno dessas temáticas por alguns anos. “Importante salientar ainda que queremos conectar esse trabalho de advocacy à mobilização da Igreja brasileira para juntos respondermos à questão: como tornamos essas problemáticas discutidas a nível nacional?”, conclui.

No Brasil Tearfund tem apoiado desde 2011 o desenvolvimento de um movimento nacional em prol da mudança climática e da sustentabilidade ambiental denominado Igrejas Ecocidadãs. Em 2012 apoiou o surgimento e a consolidação de um movimento de combate à corrupção e luta pela transparência pública denominado “Ame a Verdade”. Atualmente Tearfund apoia RENAS no fortalecimento de um movimento nacional em torno da desigualdade.

Para saber mais sobre Horizon, clique aqui. 

Leave a Reply