| | | 55 31 3568-1401

IV Fórum de Missão Urbana promoveu mutirão de serviços sociais na periferia do Recife

IV Fórum de Missão Urbana promoveu mutirão de serviços sociais na periferia do Recife

Entre os dias 8 a 10 de novembro a Rede de Missão Urbana (Redemur) realizou a IV Edição do Fórum de Missão Urbana. O evento, sediado na Igreja Batista do Coqueiral, teve como tema: “Igreja e ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis: comunidades e cidades sustentáveis.” O IV FMU enfocou especificamente o Objetivo 11: Comunidades Sustentáveis.

O evento terminou com a realização de um mutirão de serviços de atendimento de saúde e promoção da cidadania na Comunidade do Sapo Nu. Localizada às margens da BR-232, no Bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, a comunidade conta hoje com quase 6 mil habitantes.

Os atendimentos de saúde tiveram muita procura. Juliana Morais, 23, passou por duas especialidades.

Eu estava precisando mesmo de atendimento ginecológico e de dentista. Gostei muito”. Dona Maria Patrícia, mãe de Juliana, passou pelos mesmos atendimentos e destacou que a iniciativa veio suprir uma deficiência do Poder Público. “Era para o governo ter feito isso porque sabe que a comunidade pobre precisa.”.

Entre as instituições que apoiaram o evento estavam: Instituto Solidare, Gerdau, Exército Brasileiro, Prefeitura da Cidade do Recife, CIPEL, Médicos Cristãos, Polícia Militar de Pernambuco, Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco FMU.

A Redemur é composta por um colegiado de organizações nacionais e internacionais, além de igrejas e pessoas que, inspirados na fé cristã, buscam coletivamente encontrar alternativas de superação dos desafios enfrentados pelas comunidades em situação de vulnerabilidade dos grandes centros urbanos.

ODS e Agenda 2030

O desenvolvimento sustentável é aquele que consegue atender às necessidades da geração atual sem comprometer a existência das gerações futuras. Em setembro de 2015, percebendo que os indicadores econômicos, sociais e ambientais dos últimos anos eram pessimistas quanto ao futuro das próximas gerações, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que os seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 objetivos (ODSs ) e 169 metas para que esses países alcancem o desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos até 2030.

Cada objetivo e suas respectivas metas abordam aspectos diferentes que convergem pelo fato de serem essenciais para a viabilidade de uma sociedade sustentável. Todos os países membros da ONU assinaram a agenda 2030 e agora têm que arcar com o compromisso de alcançar as metas dos 17 objetivos.

Texto escrito com informações da Rádio Trans Mundial 

 

Leave a Reply