IV Fórum de Missão Urbana promoveu mutirão de serviços sociais na periferia do Recife
Entre os dias 8 a 10 de novembro a Rede de Missão Urbana (Redemur) realizou a IV Edição do Fórum de Missão Urbana. O evento, sediado na Igreja Batista do Coqueiral, teve como tema: “Igreja e ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis: comunidades e cidades sustentáveis.” O IV FMU enfocou especificamente o Objetivo 11: Comunidades Sustentáveis.
O evento terminou com a realização de um mutirão de serviços de atendimento de saúde e promoção da cidadania na Comunidade do Sapo Nu. Localizada às margens da BR-232, no Bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, a comunidade conta hoje com quase 6 mil habitantes.
Os atendimentos de saúde tiveram muita procura. Juliana Morais, 23, passou por duas especialidades.
Eu estava precisando mesmo de atendimento ginecológico e de dentista. Gostei muito”. Dona Maria Patrícia, mãe de Juliana, passou pelos mesmos atendimentos e destacou que a iniciativa veio suprir uma deficiência do Poder Público. “Era para o governo ter feito isso porque sabe que a comunidade pobre precisa.”.
Entre as instituições que apoiaram o evento estavam: Instituto Solidare, Gerdau, Exército Brasileiro, Prefeitura da Cidade do Recife, CIPEL, Médicos Cristãos, Polícia Militar de Pernambuco, Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco FMU.
A Redemur é composta por um colegiado de organizações nacionais e internacionais, além de igrejas e pessoas que, inspirados na fé cristã, buscam coletivamente encontrar alternativas de superação dos desafios enfrentados pelas comunidades em situação de vulnerabilidade dos grandes centros urbanos.
ODS e Agenda 2030
O desenvolvimento sustentável é aquele que consegue atender às necessidades da geração atual sem comprometer a existência das gerações futuras. Em setembro de 2015, percebendo que os indicadores econômicos, sociais e ambientais dos últimos anos eram pessimistas quanto ao futuro das próximas gerações, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que os seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 objetivos (ODSs ) e 169 metas para que esses países alcancem o desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos até 2030.
Cada objetivo e suas respectivas metas abordam aspectos diferentes que convergem pelo fato de serem essenciais para a viabilidade de uma sociedade sustentável. Todos os países membros da ONU assinaram a agenda 2030 e agora têm que arcar com o compromisso de alcançar as metas dos 17 objetivos.
Texto escrito com informações da Rádio Trans Mundial