II Fórum de Economia Restaurativa e Circular acontece entre os dias 14 e 15 de fevereiro em João Pessoa
Entre os dias 14 e 15 de fevereiro será realizado o II Fórum de Economia Restaurativa e Circular em João Pessoa. O objetivo do evento, que contará com participantes de várias regiões do Brasil, é a troca de experiências e conhecimentos sobre a temática da Economia Restaurativa e Circular entre especialistas, teólogos e práticos do assunto.
As mesas de diálogo serão um espaço para o debate acerca da implementação da economia circular junto ao poder público e sobre a conscientização de sua importância por parte da igreja no Brasil e no mundo. A programação também será composta por mesas de apresentações de boas práticas ambientais com destaque para a participação de comunidades indígenas e quilombolas.
As reflexões teológicas serão conduzidas pelos pastores Luís Felipe Xavier e Timóteo Carriker. Nos dias que antecedem o Fórum alunos do seminário Betel Brasileiro terão a oportunidade de participar de aulas sobre ecoteologia ministradas por integrantes da campanha Renovar Nosso Mundo entre os dias 10 e 13 de fevereiro. As aulas serão abertas à pastores e líderes residentes em João Pessoa. Após o Fórum os membros da campanha Renovar o Nosso Mundo se reunirão para o planejamento de ações estratégicas para 2020.
Saiba mais sobre a Campanha Renovar o Nosso Mundo aqui.
A primeira edição do Fórum de Economia Restaurativa e Circular aconteceu em Belo Horizonte em março de 2017. Na ocasião discutiu-se questões relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade, manejo sustentável, resíduos sólidos, agroecologia e economia circular. O Fórum de Economia Restaurativa e Circular é uma ação de advocacy da Tearfund
O que é Economia Circular?
O conceito de economia circular ainda não é bem conhecido no Brasil, porém este sistema já vem se estabelecendo com força em diversos países, em empresas inovadoras e em grandes cadeias de produção globais.
Na natureza, nada é descartado – tudo que um organismo libera ao longo de seu ciclo de vida se transforma em matéria-prima e nutrientes para outros seres. Esse é o fundamento da economia circular que, com uma nova perspectiva de “impacto positivo” para o sistema de produção, torna-se uma estrutura de trabalho comum capaz de guiar a criatividade e a inovação – os recursos mais abundantes que a humanidade possui.
Para ler o relatório “Fechando o Ciclo”, um estudo sobre os benefícios da Economia Circular no Brasil clique aqui
Leia mais:
I Fórum de Economia Circular e Restaurativa estimulou reflexão sobre boa mordomia da criação
Serviço:
II Fórum de Economia Circular e Restaurativa
Data: 14 e 15 de fevereiro
Local: Instituto Betel Brasileiro, João Pessoa, (PB)
Informações e inscrições gratuitas pelo e-mail: renovarnossomundo@gmail.com