| | | 55 31 3568-1401

Igrejas parceiras da Tearfund acolhem famílias venezuelanas na Colômbia

Igrejas parceiras da Tearfund acolhem famílias venezuelanas na Colômbia

O bairro vizinho ao bairro de Ingrid na Colômbia havia sido abandonado há muito tempo. O risco de deslizamentos de terra significava que o local era muito perigoso para a maioria das pessoas o chamarem de lar. Mas então um grupo de famílias venezuelanas chegou. E assim começou uma incrível amizade entre dois bairros liderada pela igreja local.

Segundo a ONU, mais de 4 milhões de pessoas fugiram da Venezuela desde o início da crise socioeconômica, o que equivale a mais de 13% da população. Com a perda de empregos e a falta de alimentos e remédios, muitas pessoas sentiram que não tinham escolha a não ser fugir para países vizinhos como a Colômbia, para tentar melhorar a vida.

As famílias venezuelanas que se mudaram para perto de Ingrid chegaram com muito pouco. Elas construíram suas novas casas com madeira, plástico e quaisquer outros materiais que pudessem encontrar. Embora tenham telhados sobre suas cabeças, elas vivem entre montanhas de lixo que causam todo tipo de problema de saúde. Muitos sofrem doenças respiratórias e infecções de pele.

Pronta para servir

Ingrid trabalha como coordenadora social de sua igreja local. Quando viu a necessidade de seus novos vizinhos, começou a estudar como sua igreja poderia apoiá-los e mostrar-lhes o amor de Deus de maneiras práticas e compassivas.

Foi nesse período que a igreja começou a trabalhar com a Tearfund. Através dessa parceria, eles criaram um projeto que fornece à comunidade venezuelana assistência médica e vale-alimentação. Eles também administram uma cantina diária para as crianças.

Enquanto trabalhei para ajudar outras pessoas apenas com os recursos da igreja, meu alcance foi muito limitado”, diz Ingrid. Mas agora que recebemos apoio da Tearfund, Deus nos permite oferecer muito mais. Eu nunca imaginei que pudesse impactar tantas vidas. Toda vez que ouço uma criança dizendo como a comida é deliciosa, sinto Deus dizendo: ‘filha, você está fazendo um ótimo trabalho!’

Atualmente, 186 crianças recebem apoio da igreja. Muitos deles já haviam sido diagnosticados como desnutridos cronicamente. Mas agora, graças a esse projeto, eles estão superando essa condição e aprendendo práticas vitais de higiene.

Quando as crianças chegavam, sentavam-se no chão para comer, em vez de comer nas mesas. Eles também comiam tudo com as mãos sujas. Ingrid e sua equipe ensinaram às crianças a importância de lavar as mãos antes de comer para prevenir doenças e infecções.

Os pais estão muito felizes com a transformação que vêem nos filhos. Não apenas sua saúde melhorou, mas eles têm crescido em seu relacionamento com Deus e com os vizinhos. Todos agradecem a Deus pela comida antes de se sentarem para comer juntos.

“[Meu] coração transborda ao saber que os pais confiam em nós para cuidar de seus filhos”, continua Ingrid. “Em geral, esta foi a minha oportunidade de crescer como pessoa e filha de Deus e dizer mais uma vez: sou testemunha das maravilhas e do imenso amor de Deus”.

A Tearfund tem parcerias com igrejas como esta em toda a Colômbia para ajudar as comunidades locais a responder aos desafios que enfrentam. Nossos parceiros locais continuam a fornecer alimentos, assistência médica e apoio psicológico às pessoas necessitadas. Eles também estão cuidando de crianças vulneráveis, encontrando vagas em escolas ou creches e proporcionando-lhes espaços seguros para brincar.

Por favor, ore:

Pai,

Obrigado porque Ingrid e sua igreja estão trabalhando com a Tearfund para ajudar seus novos vizinhos através deste ministério. Pedimos que abençoes o trabalho que eles estão fazendo.

Nós intercedemos por todas as famílias que fugiram da Venezuela, e pedimos que as mantenha em segurança, lhes dê refúgio e esperança para o futuro.

E, como Jesus nos ordena a amar nossos vizinhos como a nós mesmos, clamamos para que o senhor levante pessoas e mostre maneiras pelas quais podemos mostrar seu amor uns aos outros de maneira prática.

Amém.

Postado originalmente no site da Tearfund UK no dia 15/11/2019 por Andrea Villarreal 

Leave a Reply