| | | 55 31 3568-1401

Igrejas abrigam refugiados na República Centro-Africana

Igrejas abrigam refugiados na República Centro-Africana

De acordo com a agência de refugiados da ONU, o ACNUR, cerca de mil pessoas fugiram de suas casas após violentos confrontos entre grupos armados na República Centro Africana na última semana.Um jornalista local informou que pelo menos 22 pessoas foram mortas nos últimos ataques na área de Zemio (ao sudeste do país) – mesma área em que as igrejas estão protegendo moradores assustados.

A Tearfund tem uma base na capital Bangui e trabalha juntamente a uma igreja parceira na cidade.

 “É assustador. Eles podem permanecer na igreja até terem certeza de que tudo está bem na sua aldeia. Aqueles cujas casas foram queimadas precisam de abrigo. Outras necessidades incluem alimentos, água, medicamentos e roupas, especificamente para crianças e mulheres. Esperamos ver a paz e a segurança restauradas o mais rápido possível”, relatou um dos membros da nossa equipe local, Mwaka Nasekwa Deogratias.

A violência na República Centro-Africana, que entrou em erupção há três anos, forçou 503.600 pessoas a fugirem de suas casas e se mudarem para outras partes do país – 100.000 delas apenas nos últimos meses. Desde 2014, cerca de meio milhão de pessoas foram registradas como refugiados em países vizinhos, incluindo Camarões, Chade e República Democrática do Congo. Dos quatorze grupos armados na República Centro-Africana, treze assinaram um acordo de paz no mês passado (19 de junho), pedindo um cessar-fogo. No entanto, a violência continua.

A Tearfund continua a trabalhar na República Centro-Africana – um dos países mais pobres do mundo, onde 40% da população depende da ajuda humanitária. Estamos trabalhando na área de Boda para ajudar as pessoas a suprirem necessidades básicas: melhorarmos o acesso a água limpa nos campos criados para pessoas deslocadas, construímos bombas de água e treinamos pessoas para consertá-las. Nós também estamos fornecendo alimentos, sementes e ferramentas para que aqueles que fugiram e perderam tudo possam começar a reconstruir suas vidas.

Pontos de oração:

  • Ore para que a paz e a segurança sejam restauradas em todo o país e que este conflito acabe sem se expandir para outras regiões.
  • Ore por provisão de recursos para apoiar os mais necessitados.
  • Ore para que a igreja na República Centro-Africana seja “sal e luz” e para que as pessoas encontrem um refúgio físico e espiritual.

Leave a Reply