| | | 55 31 3568-1401

Igreja assume liderança na batalha contra coronavírus

Igreja assume liderança na batalha contra o coronavírus

“Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram.” Mt 25:35

O Brasil está vivendo um aumento exponencial na disseminação do coronavírus. No final de julho o país contabilizava quase 2,5 milhões de casos confirmados e 88.539 mortes em decorrência da pandemia. Colocando em prática o nosso chamado de seguir a Jesus aonde a necessidade é maior, Tearfund, juntamente com parceiros e igrejas locais, está trabalhando para apoiar as comunidades mais afetadas pela pandemia. Entre as ações executadas estão: distribuição de kits de alimentos e higiene, conscientização sobre a Covid-19, confecção e distribuição de máscaras e auxílio a grupos indígenas que estão fazendo barreiras sanitárias. 

Nosso objetivo é contribuir para a segurança alimentar e a mitigação do surto de Covid-19 nas comunidades mais vulneráveis,” explica a Diretora da Tearfund Brasil, Claudia Moreira.

“Um dos nossos projetos em andamento é a distribuição de cestas de alimentos e itens de higiene para 400 famílias residentes na área de operação de três parceiros da Tearfund no Brasil: Acev, Instituto Solidare e Origem.  Essa resposta chegará às comunidades da região amazônica, além de um centro urbano e uma área rural na região nordeste.  As famílias beneficiárias estão instaladas em favelas em áreas urbanas, comunidades quilombolas e comunidades migrantes venezuelanas”.

A maioria das famílias nessas comunidades vive abaixo da linha da pobreza e o nível de insegurança alimentar aumentou rapidamente devido ao impacto da pandemia. Claudia pontua que a falta de acesso aos itens de higiene aumenta o risco de um surto acelerado de COVID-19 nessas áreas. “A resposta será implementada em parceria com igrejas locais e grupos de defesa. Além disso, organizações comunitárias, igrejas, denominações, grupos e redes serão mobilizadas e melhor equipadas para responder e trabalhar em conjunto durante a emergência e continuar em pós-emergência em todo o Brasil.”. 

Barreiras sanitárias

Outro grupo fortemente impactado pela pandemia da Covid-19 é o dos indígenas. No início de junho mais de 70 povos já tinham sido impactados pela pandemia. Para conter a chegada da pandemia do novo coronavírus nas aldeias, muitas etnias vêm formando barreiras sanitárias como uma forma de controlar o acesso às terras indígenas e evitar ao máximo o contágio nas comunidades. 

Pensando em uma forma de prestar auxílio a oito grupos de indígenas que estão fazendo a barreira sanitária na entrada da Terra Indígena Taunay/Ipegue no município de Aquidauana (Mato Grosso do Sul), onde vivem o nossos irmãos indígenas Terenas, Tearfund, em parceria com o Instituto Terena De Educação Intercultural e Missão Uniedas, doou recursos para a compra de água sanitária, álcool em gel, luvas e máscaras. Ao todo, 6 aldeias foram atendidas com esta ação (Aldeia Bananal, Aldeia Colônia Nova, Aldeia Lagoinha, Aldeia Imbirussu, Aldeia Morrinho e Distrito).

Agradecemos a Deus pela vida de todos os membros da Tearfund Brasil pela sensibilidade humana com os povos indígenas. Agradecemos também o Instituto Solidare que foi a organização guarda chuva para que os recursos da Tearfund pudessem chegar em nossa comunidade para compra dos materiais para socorrer com urgência os Terenas que estavam expostos à contaminação pela Covid 19 sem nenhuma proteção básica”, ressalta o presidente do Instituto Terena de Educação Intercultural, Paulo Baltazar (Paulo atualmente está internado, na UTI, em estado gravíssimo com Covid. Por favor, intercedam conosco pela vida dele).  

Rede Cristã de Advocacia Popular 

A Coordenadora de Advocacy da Tearfund, Simone Vieira, está mobilizando estudantes e profissionais do Direito para a criação da Rede Cristã de Advocacia Popular (Recap). “A rede está sendo construída coletivamente e terá como objetivos iniciais a promoção do debate jurídico e servir aos movimentos populares, entidades sociais, e igrejas com apoio e assessoramento jurídico na defesa de direitos humanos, sociais e coletivos”, explica Simone. 

Esperança para o futuro

Como corpo de Cristo, a igreja no Brasil está se levantando para trabalhar em conjunto – para ser as mãos e os pés de Jesus em resposta às necessidades atuais.

“Desde meados de março, organizamos conversas on-line com nossos parceiros para compartilhar o que eles têm feito para combater a pandemia”, conta o mobilizador de Igrejas da Tearfund, Alberto Lins.

Também iniciamos uma parceria com a Visão Mundial, Aliança Evangélica e Editora Ultimato para realizar transmissões semanais ao vivo com líderes nacionais para discutir o futuro da Igreja após a pandemia. Essas conversas estão começando a mapear as maneiras pelas quais a igreja pode ajudar a provocar uma transformação prática na sociedade. Plantando sementes de esperança para o futuro no Brasil”.

ORE CONOSCO: 

  • Interceda conosco pelo restabelecimento da saúde do Paulo Baltazar e por todos aqueles que estão enfermos ou enlutados. Peça a Deus que traga uma cura rápida para a Covid-19 e consolo aos que choram.
  • Ore por todas as pessoas no Brasil e no mundo que vivem constantemente ansiosas sobre a próxima refeição. Ore para que todas as pessoas tenham o suficiente para comer. Ore ainda para que necessidades básicas como o saneamento sejam universalizadas.
  • Louve a Deus por todos os nossos parceiros e pela igreja local em nosso país. Peça que Ele os abençoe, incentive e proteja enquanto compartilham seu amor, trabalhando na linha de frente para atender às necessidades daqueles que são vulneráveis.

Leave a Reply