| | | 55 31 3568-1401

Fórum Igreja Ecocidadã estimulou reflexão sobre Mordomia da Criação

Fórum Igreja Ecocidadã estimulou reflexão sobre Mordomia da Criação

O entendimento de que a redenção em Cristo Jesus abrange a totalidade da vida foi o fator motivador para que igrejas e organizações cristãs se juntassem na cidade de Camaçari (BA) para refletirem sobre a inserção da Igreja nas questões relativas ao meio ambiente.

O evento, chamado Fórum Igrejas Ecocidadãs – Reino, Sustentabilidade e Economia Solidária, aconteceu na Segunda Igreja Batista de Camaçari, nos dias 21 e 22 de julho. A programação contou com reflexões bíblicas, boa música, oficinas e painéis sobre economia solidária e lixo versus recursos hídricos. Além disso, a ocasião foi propícia para o lançamento da Campanha Renove o Nosso Mundo na Bahia, o que foi feito por Lucy Luz, representando a Tearfund. Na mesma ocasião ocorreu o lançamento da Escola de Fé e Política da Bahia, mais uma ação da Tearfund em terras baianas.

A iniciativa do Fórum foi da Segunda Igreja Batista em Camaçari, Igreja Batista Parque das Palmeiras, Igreja Batista Monte Moriá e Segunda Igreja Batista de Candeias. Além disso, contou-se com a participação e apoio de organizações e movimentos como a Tearfund, Renas/BA, Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral – CADI, RPJ – Movimento Reino de Paz e Justiça, Instituto Carvalho de Justiça, Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE e Instituto Solidare.

Segundo Evandro Alves, vice-presidente do Instituto Solidare, o modelo de consumo atual é insustentável e por isso: “A igreja possui o importante papel de conscientizar e também de promover o cuidado com a Criação e com o meio ambiente”. Além dele, o Fórum contou com a participação do cantor Roberto Diamanso, do Professor Adriano Braga, do representante da CESE Dimas Galvão e do representante da Limpec – Empresa de Saneamento Ambiental da Prefeitura Municipal de Camaçari, Sr. Ademilton.

A opinião dos organizadores e participantes é que o evento superou as expectativas de todos, tanto em termos de organização quanto da qualidade dos conteúdos apresentados. Como consequência, todos saíram com o compromisso de trabalharem para a organização de um Fórum Permanente de igrejas e organizações comprometidas com o cuidado com a Criação.

Leave a Reply