| | | 55 31 3568-1401

Fórum de Missão Urbana: Instrumentos de Deus para a transformação das cidades

Fórum de Missão Urbana: Instrumentos de Deus na cidade!

Eram ao todo 85 pessoas reunidas em João Pessoa entre os dias 26 e 28 de novembro de 2015: “6 palestras, 12 casos, muita reflexão e provocações. É maravilhoso ver o que Deus tem feito por intermédio de igrejas e ministérios para a transformação de vidas e das cidades”.  Esse foi o depoimento de Jorge Henrique Barro, um dos preletores do Fórum de Missão Urbana promovido pela Tearfund, Cidade Viva, Juvep, Betel Brasileiro e outras organizações parceiras.

Com o objetivo de refletir de modo integrado e dinâmico sobre quatro eixos temáticos voltados para o contexto urbano:  Conjuntura Urbana Atual, Bases Bíblico-Teológicas, Modelos práticos de transformação urbana e Práxis Transformadoras, o Fórum foi a ‘pedra de toque’ na formação de uma Rede de Missão Urbana que trabalhe nas bases da união, inteligência e coragem para uma presença pública da igreja que, de fato, sinalize o reino de Deus.

“O formato do Fórum, com apresentações curtas e cases, propiciou uma conexão entre a reflexão sobre o que estava sendo discutido e a realidade vivenciada por cada participante criando um clima muito bom de interação e integração”, relata o representante da Tearfund Brasil, Serguem Jessui. As reflexões que se iniciaram em bases bíblicas e teológicas abrangeram também assuntos poucos usuais, mas presententes no cotidiano das igrejas como: violência de gênero, enfocando as várias formas de violéncia contra as mulheres e a omissão da igreja quanto à violência que se comete contra os jovens negros. Desde o primeiro dia os preletores do Fórum desafiaram todos particpantes a pensarem a igreja no mundo urbano por meio de uma perspectiva diferente, assumindo o pastoreio da cidade com ela é. 

“Outro aspecto a destacar foi o ambiente totalmente participativo e horizontal de tal forma que os participantes puderam sentir que faziam parte como atores relevantes e não mero expectadores”, destaca Serguem.Unanimente os participantes ressaltaram a qualidadade das intervenções e a riqueza de diversidades de enfoques 

Decisão importante foi tomada pelos participantes no sentido de dar continuidade o Fórum de Missão Urbana com a criação de uma Rede de Missão Urbana. Os participantes elegeram uma comissão provisória que tem a responsabilidade de cuidar para o estabelecimento da Rede.

Leave a Reply