| | | 55 31 3568-1401

Escola dos Sertões de Fé e Política

projeto visa contribuir para a efetividade de direitos e políticas públicas das camadas mais pobres dessas regiões, fortalecendo a igreja local e o desenvolvimento comunitário

Escola dos Sertões de Fé e Política

“O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão.”    Salmos 85:10

Há muitos que, ainda hoje, não se cansam de repetir o famoso ditado “fé e política não se misturam”. Mas há quem discorde dessa ideia e vem fazendo de tudo para ser uma voz profética em meio ao cenário político do nosso país. É o caso dos participantes da Escola dos Sertões de Fé e Política, uma iniciativa do  Instituto Solidare/ Igreja Batista do Coqueiral – Recife em parceria com a Tearfund.

Dentre os principais objetivos da Escola de Fé e Política estão:

  • Contribuir para a garantia de direitos, fortalecimento das igrejas e comunidades locais;
  • Enfrentamento das desigualdades sociais e econômicas existentes na Região do Semiárido dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e Região Metropolitana da Cidade do Recife.

Com essa iniciativa, o projeto visa contribuir para a efetividade de direitos e políticas públicas das camadas mais pobres dessas regiões, fortalecendo a igreja local e o desenvolvimento comunitário.

Como resultado desse desejo de cumprir o mandato político de todo cristão, os alunos da Escola dos Sertões de Fé e Política vem sendo os principais protagonistas do processo de mudança e de melhoria da qualidade de vida das comunidades locais inseridas nas regiões de influência da escola.

A metodologia utilizada pela Escola está alicerçada na proposta de educação popular, utilizando-se para esse fim, de ferramentas como: análise de conjuntura, vivências comunitárias em comunidades tradicionais, aulas expositivas, exposições, construções coletivas, debates, pesquisa de campo, pesquisas bibliográficas, sempre levando em consideração os saberes individuais de cada um e os saberes coletivos das regiões assistidas pela Escola.

A execução dos módulos formativos se dá de forma itinerante, priorizando-se locais de convergência entre teoria e prática que possibilite aos alunos uma experiência relativa à temática a ser estudada. 

Conheça mais sobre a iniciativa por meio do vídeo abaixo:

Leave a Reply