| | | 55 31 3568-1401

Encontro de Parceiros 2018 integrou celebração de aniversário de 50 anos da Tearfund

Encontro de Parceiros 2018 integrou celebração de aniversário de 50 anos da Tearfund

Uma das marcas da espiritualidade cristã é que ela tem a vocação da escuta. Ela consegue receber dentro de si a agonia do outro, a escuta de uma geração, a dor de uma comunidade, o desespero de uma família”. Trecho de pregação proferida pelo pastor Valdir Steuernagel no Encontro de Parceiros 2018 da Tearfund Brasil

Precisamente com o propósito de ouvir uns aos outros e compartilhar as vivências oriundas da escuta da nossa geração a Tearfund realiza anualmente seu Encontro Nacional de Parceiros. Em 2018 o EP aconteceu entre os dias 25 a 28 de setembro sob o calor escaldante da Caatinga. Realizado tradicionalmente no sertão nordestino, o Encontro neste ano foi sediado no pequeno município paraibano de Princesa Isabel, localizado à 420 km da capital Campina Grande.

A peculiaridade do Encontro de Parceiros em 2018 residiu no fato de que, neste ano, comemora-se o Jubileu de Ouro da Tearfund. Este importante marco foi festejado durante um culto de Ação de Graças na noite do dia 27 de setembro. Participaram desta celebração os parceiros e funcionários da Tearfund Brasil, além dos membros da igreja Acev de Princesa Isabel, sede do culto de Ação de Graças.

Durante os quatro dias do EP 2018 foram debatidas questões relacionadas ao meio ambiente e mudanças climáticas, justiça de gênero, juventude negra, lutas e direitos das comunidades indígenas e quilombolas. Como de praxe, testemunhos, painéis temáticos e casos de vida integraram a programação, contribuindo para uma valiosa troca de experiências. Outros assuntos debatidos foram: os desafios em relação ao estabelecimento de uma cultura de direitos no Sertão e a biodiversidade do Sertão e da Amazônia. O ponto alto do EP anualmente se dá com o momento cultural marcado pela diversidade de “causos” narrados, cantorias e poesias que retratam a riqueza cultural brasileira e expressam a multiforme graça e sabedoria do Criador.

A Redenção da Criação foi um tema amplamente discutido tanto em palestras, que entre outros temas enfocaram: bacias hidrográficas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como nas exposições bíblicas ministradas pelo pastor Timóteo Cárriker. “Veremos também que, no meio do grande relato da salvação na Bíblia, estão presentes a preocupação de Deus e a responsabilidade do ser humano e da igreja em relação à sua criação. É uma narrativa comovente e desafiadora. E, se fizermos uma leitura cuidadosa, percebemos que a história tem um final otimista! Estamos caminhando em direção a novos céus e nova terra, a um mundo recriado pelo próprio Deus, mas que não dispensa o papel do ser humano, em especial dos cristãos, na redenção da criação”, ressaltou Cárriker.

O Encontro de Parceiros tem proporcionado uma experiência rica, densa e profunda no contexto onde muitas das práticas se realizam no Sertão”, pontuou o representante da Tearfund Brasil, Serguem Silva.

Silva disse ainda que é um presente de Deus contar com irmãs e irmãos que se dispõem a partilhar conhecimentos biblicos-teológicos, têcnicos e suas experiências de vida construída ao longo da caminhada em um ambiente de companheirismo e solidariedade. “É gratificante escutar de muitos irmãs e irmãos que este ambiente criado tem sido animador para que muitos se reencontrem e/ou deem novos rumos a seus ministérios e chamados. É extraordinário o que a Igreja tem feito e vivido, processos amplos e intensos de transformação.”, ressaltou.

Participaram do EP2018 a Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS), a Federação das Entidades e Projetos Assistenciais da CIBI – Convenção das Igrejas Batistas Independentes (Fepas), Ação Evangélica (ACEV), Instituto Solidare, Diaconia, Aliança Bíblica Universitária (ABUB), Asas do Socorro, Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de Manaus/ Origem, Casa da Vida, Betel Brasileiro, Compassion, Instituto Novo Sertão, dentre outros parceiros e convidados.

Leave a Reply