| | | 55 31 3568-1401

Encontro Anual de Parceiros da Tearfund enfatizou importância da Missão Integral

Encontro de Parceiros da Tearfund enfatizou importância da Missão Integral

Entre os dias 27 e 30 de novembro aconteceu o Encontro Anual de Parceiros da Tearfund em Campina Grande, na Paraíba. O evento contou com a presença de 45 pessoas vinculadas às organizações e missões presentes no Nordeste e Norte do Brasil.

O Encontro de Parceiros da Tearfund, que é realizado anualmente, tem três objetivos principais:  aprofundar a reflexão bíblica em torno da Missão Integral, propiciar a troca de experiências, novos conhecimentos e abordagens dos participantes e  pensar os novos desafios à luz da conjuntura atual e da experiência vivenciada pelos participantes e organizações parceiras.

“É um encontro rico, animador e desafiador pela riqueza e variedade de experiências”, destacou o representante da Tearfund Brasil, Serguem Jessui. “É lindo ver como Deus vai trabalhando a cooperação e a unidade de seu povo que atua em situações marcadas pela opressão, violência e falta de esperança. É sempre muito animador perceber que o relato das experiências animam todos em suas caminhadas e motiva a servir a Deus de uma maneira em que os sinais do reino de Deus vão se manifestando aqui e acolá”, acrescentou.

Leia abaixo algumas ênfases abordadas:
1) A Missão Integral à luz dos profetas – estudo bíblico conduzido com profundidade, serenidade e firmeza pelo pastor Christian Gillis, Igreja Batista Redenção de Belo Horizonte. Teve como ênfase resgatar todas as ferramentas que os profetas utilizam para fazer a leitura da realidade de seu tempo,  apontando o pecado, denunciando as injustiças e trazendo sempre uma palavra de esperança. Outra dimensão apontada pelo pastor foi a necessidade de reconhecermos que toda a Teologia da Missão Integral tem como primazia a palavra de Deus como bússola para todas as nossas ações,

2) Liderança Transformissional –  durante todos os dias do evento Arturo Menesses, consultor organizacional, trabalhou aspectos do desenvolvimento de lideranças de uma perspectiva da Missão Integral.  Segundo Arturo a Liderança Transormissional  “É um estilo de vida cooperador na Missão de Deus; empoderado pelo Espírito Santo e influenciando aos outros para sermos sujeitos de seu plano soberano de redenção integral; inspirados pelo modelo de Jesus e alicerçados nos Valores bíblicos do Reino de Deus”. Toda a ênfase do desenvolvimento de liderança tem uma perpectiva biblica, integrado a outras áreas do conhecimento. Os participantes foram desafiados a repensar seu estilo de liderança em novos paradigmas. Para isso, um conjunto de ferramentas foi colocado à disposição dos participantes.

3) Cuidados com a Criação  a partir de Lausane – O Pr. José Marcos, Igreja Batista do Coqueiral em Recife, fez um relato da conferência regional que aconteceu em setembro em Cuzco-Peru. Clique aqui para ler o depoimento do pastor José Marcos em relação a este movimento global que procura chamar a atenção do povo de Deus quanto à tarefa missionária de cuidar de todo o cosmos.

4) Economia Restauradora & Economia Circular – Richard Gowe, Assessor de Advocacy da Tearfund, abordou a importância de se criar um movimento global que pense a economia em outros termos. Clique aqui e acesse o documento produzido pela Tearfund com uma proposta de um novo tipo de economia elaborada a partir de uma leitura do Jubilieu.

5) O Poder do Discipulado Holístico – Anna Ho do ReconciledWord apresentou a experiência de mobilização de Igrejas no Vietnam para acabar com a pobreza. É uma abordagem holística que conta com o envolvimento completo da igreja local.

6) Conferência trienal da Miqueias Global, Micah Global  – alguns participantes que estiveram presentes na Conferência em Lima, que aconteceu em setembro, trouxeram suas considerações sobre os vários aspectos abordados nesta conferência. Participantes de todos os continentes refletiram à luz da biblia e de suas práticas sobre diferentes temáticas como: questões urbanas, gênero, juventude indígena, desastres, conflitos, refugiados e situações de opressão e injustiça. Vozes de todos os continentes relataram suas caminhadas, lutas e esperanças. “Miquéias Globlal é sem dúvida um espaço único que propicia diferentes vozes nos mais diversos contextos a se expressarem movidas pelo entendimento de que a palavra de Deus aponta para a proclamação, ação, defesa de direitos e enfrentamento da injustiça no exercício da missão, comumente chamado de Missão Integral, para destacar que o evangelho enfatiza a plenitude”, ressaltou Serguem.

7) Justiça de Gênero – projeto desenvolvido pela Diaconia nos Territórios onde atua.  Pageú em Pernambuco, Região do Apodi, Rio Gde. do Norte e Regiões Metropolitanas de Recife e Fortaleza tem como objetivo capacitar mulheres das comunidades, famílias e igrejas para que possam enfrentar os grandes desafios pelas quais continuam sendo vítimas. As ações vão desde leitura popular da bíblia, roda de diálogos com juventude e  campanhas ” mulheres de coragem” destinadas às mulheres vítimas de violência e que estão nas igrejas.

8) Corrupção & Transparência – além de relatar as ações do coletivo Ame a Verdade, o jovem Caleb, do IFC,  com muita competência apresentou toda metodologia e resultados da Auditoria Cívica.

9) Desigualdade – Dorothéa Luz, representando Renas, facilitou uma conversa coletiva em torno do tema da Desigualdade,  destacando que a mesma  “É um fenômeno complexo, multidimensional e dinâmico, e que se altera com o tempo”. Os participantes foram estimulados a pensar como as práticas dos projetos tocam no tema da desigualdade.

10) relato de práticas, como:

  • Betel Brasilileiro em Custódia, Pernambuco, com relato inspirador e emocionante que mais do que perfurar um poço, o acesso a água muda completamente a vida das famílias, melhorando a saúde e a renda com a produção orgânica.  Mediante a liderança do Pr. Neto e irmã Tânia uma transformação profunda tem acontecido na vida das famílias, com participação da Igreja local e mobilização na cidade.
  • A Escola de Fé e Politica em seu primeiro ano de funcionamento já produziu muitos resultados. Pastores, obreiros e lideres com mais ferramenta e conhecimento enfrentam as injustiças e a opressão. Inúmeros têm sido os exemplos de situações em que os irmãos tem dado demonstração de uma ação mais ativa na defesa dos direitos.
  • Projeto Flor do Sertão – projeto impelementado em Patos, Paraiba, pela ACEV e destinado às mulheres de uma comunidade na periferia da cidade chamada “Placas”. O projeto objetiva enfrentar a violência contra as mulheres, especialmente doméstica, em alto grau, criar oportunidade econômicas
  • Projeto Água Viva para os Corumins implementado por Asas do Socorro em parceria com Igrejas Locais e Comunidades do afluente do rio Amazonas, rio Tracajás, contempla 32 comunidades ribeirinhas. As comunidades constroem biofossas e biofiltros com o intuito de melhorar as condições de saúde  e a potabilidade  da água. São formados comitês locais com participação de alunos das escolas públicas e comitê de seleção e construção das fossas e filtros. Ao longo do ano capacitaçãoes são realizadas na formação de lideranças e sustentabilidade.
  • Projeto Joga 10 & outros, também fizeram suas aprentações. Surgem com a precupação em trabalhar as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente da exploração e abuso sexual. Tem uma abordagem holística e integradora com as escolas dos municipios onde estão envolvidos.

Leave a Reply