| | | 55 31 3568-1401

Ebola gera febre e medo

Traduzido por Érica Neves.

Ebola gera febre e medo

Seis mil pessoas morreram até agora e a luta para impedir a propagação do vírus continua. Para muitos, o medo, a estigma e a divisão provocada pelo Ebola estão se provando tão destrutivos quanto o próprio vírus.

Amanda vive na Libéria e aos 79 anos de idade ela tinha o hábito de vender mangas no mercado. Mas desde que ela tragicamente perdeu cinco membros da família para o Ebola, tem sido praticamente impossível para Amanda ganhar seu sustento. Quando ela chega ao mercado os outros vendedores começam a gritar com ela. “Eles dizem ‘Vá embora! Você tem Ebola! ‘ Todo mundo foge “, lamenta Amanda.

Além de se recusarem a comprar mangas de Amanda, muitos se recusam a vender comida para ela. “Quando eles raramente aceitam o meu dinheiro, ficam a uma distância em que é necessário estender a mão”, diz ela com tristeza. Amanda não é a única que sofre desta forma.

“Graças a Deus estou curado”, diz Melvin, um médico que sobreviveu ao vírus. “Mas agora eu tenho uma nova doença – a estigmatização a que estou submetido. Isso é ainda pior do que a febre”, conclui.

Todo mundo tem medo de todo mundo, e isso é profundamente prejudicial nesta parte do mundo onde abraços, mãos dadas e outras formas de contato físico estão profundamente enraizadas na cultura. As crianças já não brincam fora de casa. “O calor humano não existe mais em nossas comunidades”, diz Patricia Conteh, que supervisiona o trabalho da Tearfund na Libéria. “Agora, estamos apenas tentando sobreviver.”

Agradecemos a todos aqueles que têm orado por nossa atuação contra o Ebola. Já ajudamos 350.000 pessoas, mas suas orações ainda são extremamente necessárias. A próxima fase do trabalho da Tearfund em resposta ao Ebola vai incluir aconselhamento e apoio psicossocial para ajudar os indivíduos e as comunidades a superarem o medo, o trauma e a dor provocados pelo Ebola.


Pedidos de oração:

  •  Ore pelo fim do Ebola. Ore especialmente para que os cientistas desenvolvam uma vacina segura, e para o trabalho de prevenção da Tearfund e outras agências.
  • Ore por Amanda, Melvin e os milhares de outras pessoas que lidam com o estigma e a discriminação como resultado de Ebola. Ore por compaixão e compreensão de Deus para dissipar o medo e a confusão.
  • Ore pelos funcionários e parceiros da Tearfund, pois continuam o fundamental  trabalho de prevenção do Ebola e iniciam novos projetos para ajudar as comunidades a se recuperarem.

 

 

 

Texto em Inglês: http://goo.gl/2vG4n3

Leave a Reply