| | | 55 31 3568-1401

Devocionais da Quaresma: Sujeira divina

Devocionais da Quaresma: Sujeira divina

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2:7

Nossa cultura faz o melhor para evitar a sujeira. Vivemos na civilização mais higienizada da história, e me pergunto se somos mais pobres por isso.

Na história do Gênesis, Deus forma o primeiro humano a partir da sujeira. O nome Adão (homem em hebraico) é de “adamah”, que significa terra. A matéria orgânica no solo, “húmus”, tem a mesma raiz lingüística que “humano”. Estamos intrinsecamente ligados ao solo sob nossos pés – dependemos disso para nossa sobrevivência: precisamos de comida para viver, e a comida precisa do solo para crescer. No entanto, o mundo moderno está fazendo o possível para romper esse vínculo.

Pense na última refeição que você teve. De onde veio? Não a loja ou restaurante – onde a comida foi primariamente cultivada? A maioria de nós provavelmente não sabe. Vamos nos lembrar dos dons preciosos que Deus nos deu e nos comprometermos a protegê-los.

Deus pai,
Obrigado pela comida que nos nutre e pelo solo que lhe permite crescer. Intercedemos por aqueles que não desfrutam da abundância que temos, e oramos por sua provisão para eles.
Em nome de Jesus, amém.

Gideon Heugh, Tearfund

Leave a Reply