| | | 55 31 3568-1401

Desafios no Iêmen se intensificam

Desafios no Iêmen se intensificam

O Iêmen é um país relativamente novo, formado em 1990 pela unificação do Iêmen do Norte e do Iêmen do Sul. Historicamente o Norte esteve sob o domínio do império otomano e o Sul sob o império britânico. Em 1969 o Sul ganhou sua independência da Grã-Bretanha e imediatamente começou a se orientar para as alianças da Europa oriental. A unificação não foi e continua não sendo fácil, pois apesar de funcionar como um país único, ainda existe muita divisão entre o Norte e o Sul. Em 1994 eclodiu uma guerra entre aqueles competindo pela liderança. A Primavera Árabe impactou o Iêmen (2011) e provocou distúrbios civis que acabaram dando início a uma guerra civil a partir de 2014.

O Iêmen é o mais pobre dos países no Oriente Médio e a instabilidade política o mantém na beira de uma implosão econômica generalizada. A diáspora de pessoas que buscam trabalho em outros lugares é um grande fator no modo como as famílias do Iêmen buscam sobreviver.

O Iêmen tem sofrido por muitos anos. Tensões entre muçulmanos Xiitas e Sunitas, rivalidades entre as tribos, liberdades sociais limitadas, tem criado uma instabilidade que retém o Iêmen em um estado frágil e inseguro. Isso foi potencializado pela crise de fome e de cólera.

Nossos corações clamam pela intervenção de Deus neste país quebrantado.

A Miqueias tem alguns membros no Iêmen e gostaríamos de nos juntar a eles em oração e solidariedade.

  • Ore pelo Iêmen, intercedendo diante de Deus por Shalom
  • Ore pela Vision Hope International que tem trabalhado no Iêmen durante anos e agora está ampliando o seu alcance para lidar com a crise de fome e de cólera. Veja aqui está a última Newsletter da Vision Hope.

fonte: Boletim de Oração Miqueias Global

Leave a Reply