| | | 55 31 3568-1401

Curso de informática básica promove inclusão digital para indígenas do Xingu

Curso de informática básica promove inclusão digital para indígenas do Xingu

No mundo de hoje, a aptidão para lidar com as ferramentas do mundo digital está entre os itens mais exigidos na hora de se buscar um emprego e a falta de conhecimentos básicos de informática exclui muita gente do mercado de trabalho.  Entre os indígenas brasileiros esta realidade é ainda mais aterradora, visto que dentre os principais problemas enfrentados pelos índios no Brasil estão o difícil acesso à educação e ao emprego.

Diante deste contexto Tearfund vem apoiando algumas iniciativas para promover a inclusão digital entre as comunidades indígenas. Uma delas foi o curso de informática básica ministrado pelo pastor Lindomar de Souza em Canarana (MT) na base missionária do Projeto Xingu entre os dias 04 e 08 de julho. Foram treinadas três pessoas: Josiel Borlinques Paulo e Thaise Soares B. Paulo, responsáveis pelo projeto missionário no Xingu, e Mário Kamaiura, indígena da região.

O conteúdo ministrado abrangeu intensivo de microsoft office, introdução ao excel e ensinou os novos monitores a usar os programas de digitação e demais jogos para desenvolvimento da coordenação dos alunos.

O curso me fez enxergar um novo horizonte de possibilidades. Vendo a realidade desses povos pude entender e aprender coisas novas e da maneira correta para poder ensinar. Minha expectativa com esse projeto na cidade de Canarana é alcançar o máximo de alunos indígenas possíveis!”.
Comemorou Thaise. Ela tem grandes expectativas para o curso marcado para o dia 9 de agosto, já que vários indígenas da região demonstraram interesse em participar. Thaise disse ainda que o perfil dos inscritos – adultos, no período noturno – demonstra a grande necessidade de capacitação profissional encontrada pelos jovens índios de Canarana. “Vejo DEUS agindo em todo tempo e sei que teremos grandes testemunhos e vitórias. Estamos com nossos corações alegres e cheios de esperança, agradecidos à Deus por este maravilhoso presente e aos irmãos que contribuíram para que isso fosse possível.”, completou.

Josiel, que é de etnia terena, também não mede palavras para demonstrar seu contentamento e gratidão com a oportunidade que lhes foi dada.

“Estávamos orando há alguns meses para sermos contemplados com o projeto de inclusão digital nesse lugar e graças a Deus fomos abençoados para plantar esse projeto! Creio que Deus vai nos usar para mostrar o Amor de Cristo a cada aluno que passar por aqui. Orem por nós. Que Deus abençoe a todos.”

Leave a Reply