| | | 55 31 3568-1401

Crise de cólera se intensifica no Iêmen

Crise de cólera se intensifica no Iêmen

Em pronunciamento no Conselho de Segurança sobre a conjuntura no Iêmen, dirigentes da ONU cobraram nesta semana (10) que lideranças políticas locais ouçam os apelos da sociedade civil por paz. O país vive uma crise humanitária descrita como o “resultado direito” do conflito civil que debilitou o acesso a serviços básicos. Atualmente, mais de 20 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária e 7 milhões correm risco de passar fome.

Nos últimos meses, uma nova ameaça põe em perigo a vida dos iemenitas. Uma epidemia de cólera já deixou mais de 1,7 mil mortes e, no país, foram notificados 300 mil casos suspeitos. O enfrentamento do surto é uma operação desafiadora, uma vez que o sistema de saúde nacional está à beira do colapso. (fonte: nacoesunidas.org)

O que é cólera?
A cólera é uma doença bacteriana infecciosa do intestino delgado. Normalmente é contraída a partir de suprimentos de água infectados e provoca vômitos severos e diarréia. Pode ser fatal em algumas horas se não for tratada.

Em 24 de junho, a Organização Mundial da Saúde disse que o Iêmen estava enfrentando o “pior surto de cólera no mundo”, com mais de 200 mil casos suspeitos. Agora, apenas duas semanas depois, outras 100 mil pessoas foram infectadas.

Como o Tearfund está ajudando?
A Tearfund está trabalhando com parceiros para evitar que a doença se espalhe ainda mais. Kits de prevenção estão sendo distribuídos, incluindo itens como recipientes de água, comprimidos de cloro e sabão. Além disso, são promovidas boas práticas de higiene, como a lavagem das mãos.

“A cólera não deve ser um problema na época em que vivemos. Não é particularmente difícil de prevenir. As pessoas só precisam de água potável, higiene e saneamento básicos. Ao atingir este nível de epidemia o Iêmen demonstra o quão vulnerável está neste momento. Mas, agindo rapidamente, podemos salvar vidas e reduzir novas transmissões “. afirmou Guy Calvert-Lee, vice-chefe do programa Eurasia da Tearfund.

Pontos de oração:

  • Ore para que nossos parceiros possam oferecer ajuda a quem precisa.
  • Interceda pelo trabalho que estamos fazendo para melhorar o acesso à água potável e para promover uma melhor higiene e saneamento que ajudem a proteger as comunidades contra a cólera.
  • Peça a Deus um avanço da sua tão necessária paz neste país devastado pela guerra.

Leave a Reply