| | | 55 31 3568-1401

Congresso Novo Sertão reuniu líderes sertanejos para troca de experiências no semiárido

Congresso reuniu líderes sertanejos para troca de experiências no semiárido

Entre os dias 26 e 27 de abril pastores, missionários e líderes que atuam na região do semiárido brasileiro se reuniram em Betânia, Piauí, para o Congresso Sertão. Dentre os objetivos do evento estavam a promoção da unidade dos trabalhos realizados no semiárido e o diálogo sobre projetos de enfrentamento das problemáticas de uma das regiões mais desafiadoras para o trabalho missionário no Brasil.  Cerca de 100 pessoas oriundas de 10 cidades dos estados do Piauí, Pernambuco, Paraíba e Ceará participaram do congresso.

“Foi a primeira vez que aconteceu esse tipo de ajuntamento na região do centro sul do Piauí. Pudemos ver a empolgação de todos os envolvidos e diversas parcerias sendo formadas a partir da união dos irmãos que atuam no sertão. Temos certeza que todos saíram edificados e com novas ideias para fazer um trabalho mais eficaz na sua área de atuação”., relatou o diretor executivo do Instituto Novo Sertão, José Carlos Brito.

Dâmaris Brito mora em Acauã, Piauí. Ela é graduada em teologia e atua como missionária no Sertão há 1 ano e 4 meses. Dâmaris conta que nesse tempo em que serve no semiárido nunca soube de nenhum evento cuja temática fosse direcionada aos reais desafios da região. “O que mais chamou a minha atenção foi a quebra de paradigmas nas ministrações dos pastores José Marcos e Valdir Steuernagel sobre os reais desafios do Sertão.”.

Márcio Cavalcante mora em Santa Filomena, Pernambunco. Ele e a esposa atuam juntamente à igreja local em atividades de evangelismo e serviço à comunidade. Para Márcio, a concepção de que a atuação política dos cristãos pode ser influenciada pela sua fé em Jesus não era clara antes de sua participação no congresso. “O ponto alto para mim foi ouvir como a Igreja deve atuar em relação ao mundo politicamente com embasamento Bíblico. Ela poder questionar e buscar melhorias para mudar a realidade do povo sem negar Jesus””.

A programação incluiu exposições bíblicas realizadas pelo pastor luterano Valdir Steuernagel, rodas de conversa, painéis de experiência e um momento de intercessão por cada estado representando. O Congresso Sertão foi realizado pelo Instituto Novo Sertão em parceria com a Tearfund.

 

Leave a Reply