| | | 55 31 3568-1401

Conflitos e fome ameaçam 17 milhões de pessoas no Iêmen

Conflitos e fome ameaçam a vida de 17 milhões de pessoas no Iêmen

O Iêmen não está oficialmente declarado em situação de fome, apesar de cerca de 17 milhões de pessoas enfrentarem insegurança alimentar. Condições estatísticas específicas precisam ser atendidas para que a fome seja declarada. No entanto, devido à extensão e natureza da guerra, é muito difícil obter dados precisos das partes rurais do país, por isso pode ser que os bolsões de fome estejam se formando agora.

Jan Egeland, membro do Conselho Norueguês para os Refugiados, afirmou em entrevista no início de maio que o Iêmen está enfrentando uma fome de proporções “bíblicas”. Em uma visita à capital do Iêmen, Sanaa, ele disse que a crise não está recebendo a atenção internacional necessária porque poucos jornalistas ou diplomatas podem entrar no país.

Uma nação em crise

Intensos bombardeios deixaram muitas das instalações médicas do Iêmen desativadas e poucas pessoas podem ser dar ao luxo de viajarem até o hospital para receber cuidados. Uma epidemia recente de cólera já está ceifando muitas vidas e há poucos medicamentos disponíveis no país para tratar os doentes.

Informações sobre a situação econômica no Iémen são difíceis de se obter, já que existem poucos dados oficiais disponíveis. Mas de acordo com o Banco Mundial, o PIB do país se contraiu em cerca de 40% desde 2015 (início do conflito). Trabalhadores do setor público não foram pagos por mais de oito meses, mais uma prova da crise econômica e social.

Apesar da crise esmagadora, a maioria dos iemenitas é incapaz de fugir, pois boa parte parte do país tem fronteira marítima,  com a Arábia Saudita ou com o deserto. A única opção das pessoas é ficar onde estão, enquanto o país continua lutando.

Assistência vital

Duas organizações parceiras da Tearfund estão trabalhando no Iêmen. Apesar das dificuldades extremas de acesso e insegurança nacional, elas estão fazendo o que podem para implementar uma série de atividades que salvam vidas.  Elas incluem:

  • Projetos de água e saneamento
  • Fornecimento de cestas de alimentos a famílias vulneráveis
  • Instalação de sistemas de abastecimento de água e de esgoto
  • Importação de medicamentos vitais para o país

Megan Howe, Diretora de Programas da Tearfund para o Iêmen, comemora: “Estamos muito agradecidos pela generosidade de nossos apoiadores – todo o dinheiro que eles têm enviado está nos ajudando a alcançar algumas das famílias mais vulneráveis que vivem em conflito. O Iêmen continua protagonizando a pior crise humanitária do mundo, com milhões de pessoas enfrentando a fome. Temos o privilégio de trabalhar com parceiros que, apesar do difícil ambiente, continuam a fornecer comida e água limpa às famílias carentes “.

Você pode contribuir para este importante trabalho doando. Basta especificar em nosso site o motivo de sua doação e esse dinheiro será direcionado para nossos parceiros no Iêmen. Ajude a transformar a dura realidade enfrentada por estas pessoas. DOE AGORA. 

Motivos de oração:

Por favor, interceda pelo povo de Iêmen para que eles tenham esperança e força em meio à crise em curso. Ore para que a paz venha a esta nação e clame a Deus pela restauração das comunidades que vivem lá. Agradeça a Deus pela coragem das duas organizações parceiras da Tearfund que estão indo onde a necessidade é maior para trazer ajuda.

Leave a Reply