| | | 55 31 3568-1401

Comunidades cristãs da América do Sul se reuniram em Bogotá para traçar estratégias de ação conjunta em favor de pessoas migrantes

Comunidades cristãs da América do Sul unidas em favor de pessoas migrantes

No âmbito da campanha “Como nascido entre nós”, 61 líderes de comunidades de fé cristã da Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Brasil e Venezuela se reuniram de 3 a 5 de fevereiro para compartilhar experiências de como apoiar e se envolver melhor com as comunidades migrantes.

No evento intitulado “I Encontro Regional de Trabalho de Igrejas e Organizações Cristãs que trabalham para migrantes na Região Andina, Chile, Brasil e Argentina”, participaram representantes de comitês inter-religiosos para migrantes e refugiados, presidentes de conselhos e denominações evangélicas, bispos, pastores, padres, líderes de organizações cristãs para a proteção de migrantes, acadêmicos e ativistas da região. 

De acordo com Andrea Villarreal, Assistente de Comunicação para o Cluster da América Latina e Caribe da Tearfund, a reunião teve três objetivos:

– Promover a reunião de igrejas e organizações que acompanham e assistem pessoas e famílias migrantes da Venezuela, a fim de identificar boas práticas, trocar experiências e / ou estratégias e gerar propostas abrangentes de ação conjunta.

– Construir um espaço de reflexão teológica bíblica que permita afirmar o mandato bíblico e o compromisso ético e cristão a favor dos migrantes, a fim de reduzir abusos, práticas discriminatórias e xenofobia em relação a eles.

– Identificar ações conjuntas de advocacy para proteger os direitos dos migrantes, especialmente os de atenção prioritária. 

Ainda segundo Andrea o feedback do Conselho Evangélico da Venezuela foi positivo: 

 “Chegamos nesse encontro com ingenuidade, mas, com a bondade do Senhor, nossos olhos foram abertos para enxergar a real complexidade dessa tragédia! Que a semente plantada dê frutos em nossas nações “. 

Como nascido entre nós

A Campanha “Como nascido entre nós” é uma iniciativa regional de países de língua espanhola e portuguesa, promovida por 36 organizações e igrejas cristãs na América Latina e no Caribe, que busca fortalecer a capacidade das comunidades religiosas de sensibilizar, mobilizar, influenciar e integrar os migrantes. Para mais informações visite o site da campanha: www.comonacidoentrenosotros.org

 

 

 

Leave a Reply