| | | 55 31 3568-1401

Como fazer um Novo Ano mais sustentável

Como fazer um Novo Ano mais sustentável

Na passagem de um ano para outro, muitas pessoas aproveitam para fazer votos, estabelecer metas e assumir compromissos. Aprender um novo idioma, perder peso, aprender a tocar um instrumento, ficar menos tempo no celular etc. E se a gente ouvisse o grito da criação e o alerta dos cientistas e tomasse coragem para fazer um 2020 mais sustentável? A criação agradeceria as próximas gerações também, pois não se trata apenas de um estilo de vida mais simples e saudável, mas sim da sobrevivência de milhares de pessoas que já estão sofrendo as consequências da crise climática global, principalmente em países e comunidades mais pobres. Então, aqui vão algumas dicas simples que podem nos ajudar. Ah! Também vale muito a pena conferir esse vídeo da Casa sem Lixo, da nossa parceira Nicole Berndt, com 5 ações sustentáveis para o Novo Ano.

LEIA LIVROS SOBRE A ÉTICA CRISTÃ AMBIENTAL

É muito importante olhar os problemas contemporâneos a partir de uma perspectiva bíblica cristã. Alguns podem até achar que não, mas a Bíblia tem muita coisa a dizer sobre o meio ambiente, já que se trata da própria criação de Deus. Olha nossas dicas de livros:

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU -- Experiências socioambientais na igreja local>> Assim na Terra Como no Céu [Gínia César Bontempo, org]

A obra apresenta experiências concretas da ação socioambiental da igreja no Brasil. Com uma diversidade de estilos e contextos, as experiências e ações têm em comum os princípios e práticas da verdade divina — “como no céu” — e vêm das diferentes regiões do país. Uma leitura desafiadora, que pode levar à ação coletiva da igreja na implantação do reino do de Deus aqui na terra hoje. Saiba mais, aqui. Clique aqui para adquirir o livro.

 

>> Jesus e a Terra – A ética ambiental nos evangelhos [James Jones]

Jesus e a Terra -- A ética ambiental nos EvangelhosÀ medida que a questão ambiental se torna premente, os cristãos começam a folhear as páginas do Antigo Testamento em busca de orientação ou de uma ética ambiental. Mas e o Novo Testamento, o que ele tem a dizer? Qual era a atitude de Jesus em relação à terra? O que ele disse sobre o meio ambiente? Há uma ética ambiental “divina” nos evangelhos? Jesus e a Terra é uma resposta a estas perguntas. Link para adquirir o livro.

 

>> As Boas Novas da Criação [Juan Stam]

A obra do teólogo latino americano, Juan Stam, faz uma abordagem de Gênesis a Apocalipse, mostrando que o tema da criação não é uma questão secundária na missão. A tese apresentada pelo autor é que sem uma adequada teologia da criação não pode existir uma missiologia bíblica sã. Stam afirma que a “teologia da criação deve desempenhar um papel decisivo em nossa visão do evangelho, da missão, da igreja […]”. Saiba mais.

>> E-book: Teologia Bíblica da Criação [Timóteo Carriker]

Teologia Bíblica da Criação [Grátis] -- Passado, Presente e FuturoO teólogo Timóteo Carriker compartilha com a igreja brasileira a produção e contribuição dos seus autores sobre temas importantes da fé cristã, e ajuda os cristãos a entender melhor e vivenciar o conteúdo das Escrituras. O livro aborda o contexto socioambiental do crescimento demográfico, o início em Deus criador, o meio em Cristo redentor/espírito libertador, e o fim no Deus soberano. Link para baixar gratuitamente.

 

Também vale muito a pena ler o livro A Terra Inabitável: Uma História do Futuro, de David Wallace-Wells. É uma reportagem corajosa e desafiadora sobre os problemas que o século XXI enfrentará por conta do aquecimento global – um Best-seller do New York Times. A Galileu também tem um lista bem legal de livros sobre assunto, clique aqui e confira.

FAÇA ESTUDOS BÍBLICOS SOBRE O MEIO AMBIENTE

Se você é professor de escola bíblica, líder de célula ou pequeno grupo, uma dica bem legal é fazer estudos bíblicos voltados para o tema do cuidado da criação. Temos vários estudos prontos para você baixar gratuitamente e usar para sua edificação. Você também pode sugerir para sua igreja adotá-los no currículo da escola bíblica dominical.

>> Estudo Bíblico – Meio Ambiente e Justiça (clique para baixar)

>> Estudo Bíblico – Jesus e o meio ambiente (clique para acessar)

>> Estudo Bíblico – O meio ambiente, os relacionamentos e a lei (clique para acessar)

>> Estudo Bíblico – O meio ambiente do ponto de vista de Deus (clique para acessar)

>> Estudo Bíblico – Final Feliz: destino da criação, destino do ser humano (clique para acessar)

ADOTE HÁBITOS PARA UM ESTILO DE VIDA MAIS SUSTENTÁVEL

>> Troque garrafas plásticas de água por uma garrafa reutilizável

Neste exato momento, os humanos ao redor do mundo estão comprando milhões de garrafas plásticas. O plástico é particularmente ruim para o meio ambiente porque polui o oceano, matando animais marinhos. Nos últimos 30 anos, a Ocean Conservancy, um grupo de defesa ambiental, removeu mais de um milhão de toneladas de lixo plástico dos oceanos do mundo para tentar ajudar a resolver esse problema. Por isso, é preciso investir em uma garrafa reutilizável.

>> Pare de jogar comida no lixo e monte uma pilha de compostagem

A compostagem é uma opção engenhosa e mais barata que pode ser praticada a longo prazo. Use adubo natural (como cascas de frutas, verduras e ovos, por exemplo) para fertilizar seu gramado e você não terá que comprar adubo químico, o que também prejudica o meio ambiente. Monte uma pilha de compostagem em seu quintal ou considere comprar uma lixeira de compostagem de baixo custo.

>> Encha sua casa com mais plantas

É importante ter uma vida cercada pelo verde. Ele nos traz calma, além de oferecer lindas decorações para casas. Se você gostou dessa ideia para suas resoluções de ano novo, vale a pena ler alguns de nossos posts sobre o assunto. Você pode se inspirar com os 20 cantinhos lindos para ambientes mais verdes,  checar as plantas ornamentais que ficam lindas e casas e apartamentos ou até mesmo aprender quais são as plantas medicinais fáceis de ter em casa.

>> Reutilize objetos que você não usa mais

Se se livrar de objetos que estão parados em casa está entre suas metas de ano novo, que tal pensar em reutilizar alguns deles? É sempre importante pensar que nosso descarte é nossa responsabilidade, então encontrar meios de reduzir a quantidade de lixo que produzimos é uma boa solução. Nós fizemos um post sobre como reutilizar objetos que certamente você tem em casa e não usa mais.

>> Outras dicas para ter um estilo de vida sustentável

Para resgatar o cuidado com a criação dado por Deus em Gênesis 2.15 e a buscar o estilo de vida que Jesus nos ensinou, a ONG A Rocha Brasil preparou uma série de sugestões práticas que dizem respeito ao nosso dia-a-dia em casa, no trabalho, na rua, na igreja ou nas compras. Clique aqui para ver outras dicas.

DESAFIE SUA IGREJA A SE TORNAR MAIS SUSTENTÁVEL

O cuidado com o meio ambiente – criação de Deus – está cada vez mais no centro dos debates. Longe de ser um tema que está apenas em alta, preservar o meio ambiente é um assunto que requer atenção, seriedade, reflexão e ação. Afim de ajudar igrejas locais a refletir e agir como bons mordomos da criação de Deus, listamos várias dicas e orientações que podem auxiliar comunidades de fé que desejam se tornar mais responsáveis ecologicamente. Veja aqui.

Publicado originalmente no site da Renovar Nosso Mundo

Leave a Reply