| | | 55 31 3568-1401

Como ajudamos os refugiados na Europa

Como ajudamos os refugiados na Europa

Mais de 41.000 refugiados que chegaram à Europa, principalmente da Síria, foram ajudados graças à generosidade de mantenedores da Tearfund. Através de cinco parceiros na Macedónia, Hungria, Sérvia, Croácia e Grécia, estamos fornecendo mantimentos básicos para as pessoas que, em muitos casos fugiram apenas com as roupas que vestiam.

Pedro Asthern, que administra nossa resposta à crise dos refugiados na Europa, relata sobre o nosso trabalho em três ilhas gregas, que receberam mais de 250.000 refugiados, só em 2015:

“Refugiados e migrantes chegam todos ao longo da costa das ilhas gregas de Chios, Samos e Kos. Há um enorme contrabando ilegal de pessoas em todo o percurso de curta distância a partir de Turquia para a Grécia em barcos infláveis. Contrabandistas estavam cobrando US $ 1.500 por pessoa para fazer essa viagem. Durante o verão, eles estavam cobrando US $ 2.500 por pessoa.

Após a euforia de fazer a travessia com segurança muitos refugiados logo sucumbem à exaustão. Eles passam por uma montanha-russa emocional tal e têm de lidar ainda com o desconforto físico viagens longas e incertas.

Muitas dessas pessoas têm pouco ou nada. Tenho visto os refugiados que chegam em centros de registro que carregam sacolas com os poucos bens que puderam reunir antes de fugir de suas casas. Tearfund está apoiando os refugiados em Chios, mas o tipo de distribuição que estamos fazendo aqui é diferente de muitos outros cenários. A maioria dos refugiados na Grécia não pretende permanecer lá, por isso adaptamos o tipo de ajuda que fornecemos às necessidades de cada um.

Nossos parceiros estão fornecendo 2.000 cestas básicas, 2.100 kits de higiene e 1.100 sacos de dormir. Como as pessoas só ficam nas ilhas um dia ou dois antes de continuarem sua jornada, eles não querem itens que não podem ser facilmente transportados. Então parceiros estão fornecendo mantimentos básicos em quantidades e tamanhos que são facilmente portáteis.

Tearfund está apoiando refugiados sírios na Europa e no Oriente Médio, porque estamos empenhados em seguir a Jesus onde a necessidade é maior. Mas a maioria do nosso trabalho com os refugiados se dá no próprio Oriente Médio, local em que essas pessoas têm enfrentado condições de vida ainda mais duras.

Ajudamos as famílias a encontrarem alojamento, fornecemos alimentos, água potável, kits de higiene e material de abrigo. Ao longo dos últimos anos temos ajudado os deslocados a sobreviverem ao inverno fornecendo aquecedores e cobertores.

Ao contrário daqueles que conseguiram fugir para s Europa, essas pessoas são muito mais pobres e dispõem de meios mais limitados para apoiar suas famílias, o que torna o apoio da Tearfund para os refugiados no Iraque, Líbano e Jordânia ainda mais vital”.

Leave a Reply