| | | 55 31 3568-1401

Campanha global reúne no Brasil organizações cristãs para traçarem coletivamente estratégias de sensibilização das Igrejas para o Cuidado com a Criação

Renove Nosso Mundo – Organizações cristãs traçam estratégias de sensibilização da Igreja para Mordomia da Criação

Nos dias 02 a 03 de março organizações cristãs e líderes comprometidos com a Teologia da Criação se reuniram para traçarem coletivamente as metas da Campanha Global Renove Nosso Mundo no Brasil. Durante o encontro o grupo refletiu sobre os problemas contemporâneos que acometem nosso  planeta, focando especialmente nos impactos causados pelas mudanças climáticas e sobre como essa realidade atinge as pessoas mais pobres, que sem dúvida são as que sofrem mais severamente seus impactos.

Problemas de diferentes categorias estavam na pauta, tais como: a crise hídrica, escassez, estiagem, resistência dos sertanejos na convivência com o semiárido, alto índice de contaminação e destruição dos mananciais, rios, lagos, igarapés e oceanos. Também foram debatidos o modelo econômico capitalista de consumo e descarte, do monopólio, desigualdade no acesso, desmatamento, exploração indevida pelo agronegócio e mineradoras, contaminação do solo com agrotóxicos, destruição de reservas naturais, desrespeito e violação das terras indígenas, quilombolas, desmonte dos marcos legais ambientais e sociais. 

As organizações representadas no encontro foram: AIPRAL, Comunhão Anglicana, Fepas, Renas, Renas-Bahia, Diaconia, Interserve Brasil, Missão Aliança, Aliança Evangélica, Fé e Clima (Iser) e Tearfund.

O AMOR DE DEUS POR SUA CRIAÇÃO

Ao fazer uma reflexão sobre os capítulos 1 e 2 do livro de Gênesis o pastor Clemir Fernandes pontuou que o falso dualismo entre matéria e espírito, tão disseminado entre as igrejas evangélicas no Brasil, se contrapõe à mensagem bíblica acerca da reconciliação de todas as coisas por meio de Cristo, inclusive da Criação.“Estamos em inimizade com a criação de Deus, nossa civilização, nossa espiritualidade. Deus, ao final de sua obra, olhou e viu que tudo era bom, diferente de nós, suas criaturas, que dizemos que o que é bom está no Céu e não aqui. Assim, desvalorizamos a criação de Deus. Para renovar o nosso mundo temos que nos reconciliar com Sua criação, temos que fazer um novo Céu e uma nova Terra como é a vontade de Deus para seus jardineiros”, concluiu.

Um mundo justo e sustentável para todos

A campanha Renove Nosso Mundo no Brasil buscará sensibilizar as igrejas locais para:

  • Mobilização e troca de informações e de experiências para a formação de cristãs e cristãos comprometidos com a boa mordomia da Criação por meio de ações práticas cotidianas como: economia e reutilização de água no ambiente doméstico e eclesiástico; incentivo ao jejum de carbono pela Criação; consumo responsável/consciente; incentivo à prática da coleta seletiva, produção alternativa, compostagem, horta orgânica, dentre outras.
  • Atuação de incidência política;

    O tema central que a Campanha abordará no Brasil enfoca os resíduos gerados pelas igrejas, famílias, população e indústrias sob a tríade: Educação + Oração + Ação.

Ao redor do globo

Renove o Nosso Mundo é um movimento global formado por cristãos que anseiam por ver o mundo de Deus renovado. Cremos que a intenção de Deus para este mundo é que ninguém passe fome e sede ou viva oprimido. Que o mundo criado por Deus é mais do que suficiente para sustentar toda a criação. Cremos que a criação de Deus é uma dádiva para nós, da qual devemos cuidar e proteger. Sabemos que a saúde da criação e a da nossa família global são indissociáveis – que quando o meio ambiente é degradado, também são destruídas as oportunidades que todos prosperem. Leia mais sobre a campanha em nosso site. 

Leave a Reply