| | | 55 31 3568-1401

A Agenda Libertadora de Deus

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda Libertadora de Deus

Libertação: a ação de libertar alguém da prisão, escravidão ou opressão; uma ocasião em que algo ou alguém é solto ou liberto.Jesus declarou que veio para pregar boas novas aos pobres, proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor. (Lucas 4:18-19)

Ao longo das Escrituras, observamos o tema da “libertação” e o auge das Boas Novas é a redenção e restauração. Deus é o nosso Libertador, não apenas da humanidade, mas de toda a criação. A vitória e a liberdade que Ele traz são completas. Nenhum poder e nenhuma autoridade ou situação será capaz de opor-se a Ele. Uau!

Essa verdade tão incrível serve de inspiração e motivação para que coloquemos essa realidade em prática, individual e corporativamente, em um mundo que ainda está sob o jugo da escravidão e opressão. Devemos servir de sinais de orientação, demonstrando a agenda libertadora de Deus para o Seu mundo, proclamando e apontando para a libertação máxima de todas as coisas nos céus e na terra quando Jesus regressar.

Como podemos colocar essa vida nova e livre em prática? Como podemos nos dedicar a uma vida redentora que procura revelar a agenda libertadora de Deus? Miquéias 6:8 nos dá orientações úteis: Pratique a justiça, ame a benignidade e ande humildemente.

Acreditar que o Evangelho tem poder para libertar é um requisito essencial da transformação.

De certo modo, diminuímos o Evangelho a uma oração de compromisso de salvação com quatro aspectos e deixamos de enxergar a missão de Deus em toda a sua abrangência. Não apenas Ele entra em nossas vidas quando nos submetemos a Ele mas também passamos a fazer parte de Sua vida, história e missão.

O Evangelho nos orienta a fazer parte da história e do propósito de Deus para todos nós. Desde a criação até o nascimento de Jesus, vemos a revelação e o propósito de Deus sendo realizado ao longo da história do Novo Testamento. O nascimento, a vida, morte e ressurreição de Jesus são eventos determinantes para toda a criação. Agora somos convidados a fazer parte do próximo capítulo da história de Deus, enquanto nos preparamos para a volta de Jesus, quando todas as coisas nos céus e na terra serão reconciliadas, redimidas e restauradas em Cristo. Aproveitamos os testemunhos e depoimentos de todos os que se foram antes de nós. Agora cumprimos o nosso papel na agenda libertadora de Deus, demonstrando a evidência do Seu Reino em palavras e ações. Nos fundamentamos nas promessas de Deus, somos revitalizados pelo Seu amor extraordinário e nos atrevemos a olhar e imaginar o futuro que Ele reservou para nós. Por isso, trabalhamos incansavelmente para compartilhar essas Boas Novas com todos, já que elas representam vida em toda a sua abundância.

O que podemos dizer sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e como eles se encaixam nessa missão?

A campanha dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi iniciada em 2015 com o lema “Não deixe ninguém para trás” — algo radical e motivador. Apesar daqueles objetivos já serem muito ambiciosos, a Miquéias deseja desafiar a nós todos um pouco mais, fazendo a seguinte pergunta: “Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Deus?” Eles não são os que declaram libertação para todos?

O primeiro ODS — Acabar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares — é um chamado de Deus para que amemos o nosso próximo de verdade. Estas metas desafiadoras de eliminação da pobreza extrema (quando uma pessoa vive com menos de US$1,25 por dia), só serão alcançadas por meio de uma abordagem integral voltada a combater as causas da pobreza, atender às necessidades marcantes das pessoas pobres, confrontar os poderes que escravizam, dividem e destroem a humanidade e a criação, construir comunidades resilientes, proclamar e ensinar tudo o que diz respeito ao Reino de Deus.

Ao conscientizar as pessoas sobre isso durante o nosso mês Miquéias agora em outubro, convidamos uns aos outros a trabalhar juntos em prol da missão de Deus e a desempenhar o nosso papel na agenda libertadora de Deus.

Graça e paz.

Sheryl Haw
Diretora Internacional

(Extraído do informativo de outubro da Rede Miqueias)

Leave a Reply