| | | 55 31 3568-1401

A pandemia mostrou os idosos. A Igreja está vendo?

A pandemia mostrou os idosos. A Igreja está vendo?

Dando prosseguimento à série Diálogos de Esperança, Tearfund, Visão Mundial, Aliança Evangélica e Editora Ultimato anunciam a oitava Live, que acontece às 16h da próxima terça, dia 04 de agosto, no canal da Editora Ultimato no YouTube. A conversa terá como ponto de partida o seguinte questionamento:  A pandemia mostrou os idosos. A Igreja está vendo?  

Uma das consequências desta crise é a percepção do crescente número de idosos em nossa sociedade e a necessidade de desenvolvermos uma cultura de cuidado em torno desta população”, ressalta o mediador da Live, Valdir Stuernagel. E continua “A crise estigmatizou os idosos e lhes mandou “ficar em casa” para logo se perceber que saber ficar em casa é uma arte e uma vocação a ser aprendida. Uma arte para a qual a Igreja deveria estar atenta no objetivo de vir a ser um laboratório onde se experimenta o cuidado, a ternura e a vocação do idoso numa sociedade cada vez mais idosa. É para esta conversa que estamos lhe convidando.”

A convidada desta Live é Lieselotte Hedderich, mais conhecida como Lilo, uma alemã que adotou o Brasil quando ainda era bem jovem. Perto de completar 80 anos, Lilo é ativa em seu ministério e conseguiu inovar nas formas de exercê-lo em meio à quarentena.Os moderadores serão Valdir e Silêda Steuernagel. A participação musical está a cargo do Coral da Comunidade do Redentor, em Curitiba, PR.

Edições anteriores: 

No dia 16 de junho aconteceu a primeira live da série. A conversa, cujo tema foi: “Onde está Deus nessa pandemia e como isso orienta os caminhos para a Igreja?”, contou com a participação de Ziel Machado, pastor da Igreja Metodista, Saúde (SP); Rosalee Velloso Ewell, doutora em teologia pelo Duke University (EUA); Sueli Silva, mestre em religião e políticas globais pela Universidade de Londres – School of Oriental and African Studies.

A segunda live aconteceu no dia 23 de junho e contou com a participação de Ma. Alejandra Andrade Vinueza, gerente de Alianças Estratégicas e Teológicas da Tearfund para América Latina e Caribe e do pastor batista e mestre em Teoria do Direito, Davi Lago. O tema debatido foi: “Novas gerações , (pós)pandemia e Igreja”.  Para assistir, clique aqui.

Já terceira live foi realizada no dia 30 de junho e contou com a presença da diretora Global de Advocacy e Influencing da Tearfund, dra. Ruth Valerio. Ela falou sobre “Sustentabilidade global – que desafios a (pós) pandemia traz para a Igreja?” . Para assistir, basta clicar no link.

Na terça-feira, 07 de julho, aconteceu a quarta Live da série. A pergunta “Racismo e igreja evangélica no Brasil, qual a sua experiência? foi respondida por Regina Célia e Welinton Silva. As histórias compartilhadas lançaram um convite à reflexão por parte dos evangélicos no Brasil acerca do racismo estrutural e de como os cristãos devem responder a ele.

No dia 14 de julho a quinta Live da série lançou luz sobre a temática da oração. A pergunta: “Por que a oração é o recurso mais importante para a Igreja na pós pandemia?” foi debatida pela pastora Simeia Meldrum e pelo pastor Jonathan Ferreira.

No dia 21 de julho a sexta Live da série retomou a temática do racismo.“Racismo na Igreja: O que diz nossa Teologia?” , essa foi a pergunta que deu início à conversa entre Juliana Souza e Ziel Machado. Para assistir, clique aqui.

Na última terça-feira, 28 de julho, o tema da Live foi “Lendo os Salmos na pandemia”. A conversa contou com a participação de Karen Bomílcar e Osmar Ludovico.

Leave a Reply