| | | 55 31 3568-1401

A Igreja e a Cidade.

Serguem Jessui.

A Igreja e a Cidade

Igreja e a Cidade_ John Perkins, Serguem Jessuí, Noel Castellanos, Lívia Santos e Pedro.Entre os dias 17 e 18/11/2014 na Cidade de Ribeirão Pires, São Paulo, o grupo de irmãos que ali compareceram foi rica e duplamente abençoados pela presença de John Perkins e Noel Castellanos. Estes irmãos criadores e líderes de um movimento com forte presença e impacto em todos os Estados Unidos que se chama Desenvolvimento Comunitário Cristão. John Perkins, pastor e ativista dos direitos civis ministrou em vários momentos aos presentes com profundidade bíblica e sabedoria próprias de um senhor com 84 anos.

Dentre os muitos aspectos abordados por John Perkins referindo-se ao ato encarnacional de Deus, dizque Ele veio até nós e nos empodera. Que a missão da igreja é a missão de Deus. E que a obediência é levar essa mensagem para todo o mundo e que a função da Igreja é refletir o reino de Deus.

Refletindo sobre João 1:4, John Perkins diz ” Que as boas novas para os pastores é a boa nova para todos. Deus encarna! Ele mesmo, na forma humana e vem viver entre nós. Indica 03 estradas que devemos seguir:

– Estrada do mestre- é na estrada do mestre que nos tornamos santos,

– Estrada do discipulado, que é a estrada de Emaús – a ressurreição é nossa esperança,

– Estrada para a Justiça, que é a estrada de Jericó. Não pelas boas obras, mas por Jesus. É nossa gratidão. É a estrada do serviço. É a estrada que resgata todos que estão precisando.

Noel Catellanos, Presidente do movimento Desenvolvimento Comunitário Cristão, diz que ” não há ninguém que não seja alcançado pelo amor de Deus”. Referindo-se aos pobres (viúvas, órfão e estrangeiro) que eram os últimos da fila e que não conseguiam cuidar delas mesmas, Deus as coloca no centro do amor e preocupação Dele. Noel diz que a pobreza é sinal de que não estamos seguindo a Deus de forma integral, pois o plano de Dele é que cada pessoa floresça. Refletindo sobre o livro de Neemias:

O herói do Livro é Hanani. Pois é ele quem reporta sobre a realidade de uma cidade alquebrada, destruída e Deus 1) coloca um peso novo em Neemias depois que ele escutou o relato de Hanani. É Hanani quem coloca o fogo no coração de Neemias por causa das pessoas e da condição da cidade. 2) Uma nova forma de liderar. Neemias lidera de uma forma diferente. Ele ajunta os outros líderes. Ele convida a todos para serem parte da solução. 3) Uma nova parceria – Neste contexto de pobreza profunda e apatia espiritual, o avivamento somente começa quando se junta Neemias e Esdras, que chega 12 anos antes.  4) Uma nova estratégia – Deus chama as pessoas que não estavam em Jerusalém para mudar para lá, pois a cidade estava vazia. Portanto, a única maneira do pobre não tornar um projeto é quando a igreja vai para o meio deles.

Todas as reflexões provocaram muitas inquietações e desejo profundo de mudanças nos ministérios de todos os presentes.  Muitos outros irmãos também compartilharam suas experiências práticas locais como Edson da ONG Evangélica Aprisco, que compartilhou um trabalho de excelência em saúde, educação, cultura envolvendo crianças, suas famílias e comunidades.  O Pr. Josué da ABENCO, Diadema, igualmente relatou sobre a experiência desta organização que o braço social da Igreja Batista local em suas muitas frentes, envolvendo crianças e adolescente, profissionalização, geração de renda e com muita incidência nas políticas públicas do município.

Por Serguem Jessui.

 


 

Depoimentos

 

O Congresso a Igreja e a Cidade proporcionou momentos de reflexões extremamente importantes para minha vida e minha caminhada como cristã e como responsável por uma organização que cuida de pessoas e pratica a missão integral. Compreendi que por mais que seja desafiador caminhar e trabalhar conforme a vontade de Deus, é extremamente prazeroso e gratificante ver e sentir seu agir em nossas vidas e na vida de quem cuidamos. A Tearfund como sempre nos traz pessoas e organizações que nos inspiram a não desistir.  Palestrantes importantes com suas histórias de vida exemplares, que suportaram de todas as formas as dores da vida e que jamais esmoreceram diante ás dificuldades porque sempre entenderam sobre o que é ter uma vida com propósitos. Meus sinceros agradecimentos por esta oportunidade ímpar.  – Silvana Grandi, Ser Sustentável.

 

Dois dias maravilhosos que Deus nos proporcionou. Saí muito edificado com as palestras, mensagens e comunhão com as pessoas envolvidas. Com esse pequeno ato de fé, pudemos ver o agir de Deus nas nossas vidas. Percebi que cada vez que acho que sei, enxergo que não sei nada. Quanto mais acho que o que faço é o muito ou o bastante, enxergo que posso sempre fazer mais. Esse é o limite de Deus, ser sem limites. – Maurício Migliani.

Leave a Reply