| | | 55 31 3568-1401

60% do esgoto gerado no Brasil é lançado nas águas ou a céu aberto sem nenhum tratamento

60% do esgoto gerado no Brasil é lançado nas águas ou a céu aberto sem nenhum tratamento

No Brasil, 60% do esgoto gerado é lançado nas águas ou a céu aberto sem nenhum tratamento. Grande gargalo do país, a carência em saneamento básico provoca impactos em diversas esferas, como na saúde pública, em praias e rios e na biodiversidade aquática. O problema está relacionado à falta de investimento em infraestrutura que leve a rede de coleta ou tratamento local até a casa das pessoas.

“Em São Paulo há dois rios enormes, mas que não podem ser usados como fonte de água limpa. Em cidades da Amazônia não chega água encanada e rede de esgoto”, diz Ricardo Novaes, especialista em recursos hídricos do WWF-Brasil. De acordo com a ANA (Agência Nacional de Águas), 81% dos municípios despejam pelo menos 50% do esgoto que produzem diretamente em cursos d’água próximos, sem submetê-los a qualquer trabalho de limpeza.

O crescimento das cidades eleva a demanda por água para consumo e a geração de esgoto, agravando o problema. “Por causa da poluição da água em grandes cidades, grandes obras precisam ser feitas para se buscar água cada vez mais longe”, diz Fabiana Alves, especialista do Greenpeace em Água.

Clique aqui para ver o infográfico da Folha sobre o que acontece com o esgoto no Brasil.

Fonte: Notícias Uol/ foto: Fernando Maia (UOL)

Água e Saneamento

Um dos principais objetivos estratégicos da Tearfund Brasil é fornecer acesso à água e saneamento básico em comunidades quilombolas, ribeirinhas e rurais atendidas pelos nossos parceiros. Conheça nossos projetos aqui. Seja solidário e ajude a melhorar as condições de vida dessas pessoas. DOE AGORA.

Leave a Reply